VSC Santa Carolina – vinhos que envelhecem com elegância

Os vinhos chilenos são uma paixão do brasileiro, isso não dá pra negar. Alguns até tentam dizer que é porque tem muita oferta por aqui, mas a verdade é que gostamos dos vinhos de lá mesmo.

E o Chile é um país que produz todo tipo de qualidade de vinhos, desde os mais básicos, até grandes ícones, como é o caso do VSC (iniciais de Viña Santa Carolina). Quem já visitou a vinícola diz que é um passeio muito bonito e que vale a pena. Eu ainda não fui, mas pretendo conhecer em breve. Quem trouxe o VSC de lá também guarda como jóia, não só pelo preço, mas pela qualidade mesmo.

Eu provei, aqui no Brasil, quatro safras do VSC: 2005, 2007, 2008 (que é a que está sendo comercializada agora) e a 2009 e gostei muito da qualidade e da forma como é feito o vinho. Se você tem algum desses em casa, veja como ele está agora.

VSC 2005
70% Cabernet Sauvignon, 20% Syrah, 10% Petit Verdot
Esse vinho ficou 5 horas no decanter antes de ser servido, e quando eu provei ainda não estava com seus aromas totalmente abertos. É um vinho que dá pra guardar mais tempo seguramente. Bastante fruta no nariz, acidez correta e leves toques balsâmicos no nariz e na boca. O final dele foi o que menos me impressionou, mas ainda assim é um grande vinho que merece atenção.

VSC 2007
80% Cabernet Sauvignon, 10% Syrah, 10% Petit Verdot
Foi o meu preferido em termos de aromas e de potência. Vivo, elegante e muito intenso, me pareceu até mais pronto do que o 2005. Toques até florais no nariz davam um ar diferente para esse vinho. Justamente pela sua potência, não é fácil harmonizar. Precisa de uma comida forte e potente também. Pode carregar na pimenta que não vai ter problema.

VSC 2008
80% Cabernet Sauvignon, 15% Carmenere, 5% Syrah
Esse veio com toques mais adocicados e com um pouco menos de acidez, mas também trouxe toques de chocolate e tabaco no nariz e na boca, dando um charme diferente. Ainda estava muito fechado nos aromas, precisando de mais tempo de decanter para mostrar todo o seu potencial. Se você for abrir um desses, coloque no decanter várias horas antes.

VSC 2009
60% Petit Verdot, 15% Cabernet Sauvignon, 10% Carmenere, 3% Malbec, 2% Mourvedre
Foi o que me chamou a atenção pelo seu corte, tendo uvas diferentes dos anteriores na composição. Não sei se os 2% de Mourvedre que contribuiram, mas esse também tinha um toque balsâmico interessante. Por ter predominância de Petit Verdot, percebe-se notas mais vegetais e de pimentas, que dão também uma graça para o vinho. Vai ser um grande vinho, mas eu guardaria por mais uns bons 5 anos.

Depois de tudo isso, ainda provamos o Herencia 2007, um Carmenere ultra-premium da vinícola, que surpreendeu pela qualidade, mas esse eu conto depois.

Você pode conhecer mais sobre os vinhos da Santa Carolina através do site do produtor ou pelo importador, Casa Flora.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

7 Comentários

  1. 1

    Legal saber que o VSC tem qualidade, pois até então os Santa Carolina me causam até arrepio rsrs de tão ruim!
    Nao sei porque, mas os “santa” chilenos nao me agradam na qualidade.

  2. 2

    Eduardo
    Provavelmente por conta da linha básica, os “Reservados”, não? Esses realmente são bem simples. Eles são muito vendidos e tem muita gente que gosta. Também não aprecio, mas até entendo que bebam, principalmente pelo preço mais acessível.

    Esse VSC é outra categoria. É o Top da vinícola. Aí o papo muda.

  3. 4
  4. 5
  5. 6
  6. 7

    Olá Daniel,

    Muito legal ler suas postagens apesar do tempo (2012).

    Sou um grande apreciador de vinho, não sou conhecedor, nem nada.

    Acabei de voltar do Chile (3x), sempre quis ir a Santa Carolina.
    Já que sempre tomei os baratinhos (Reserva) no dia a dia.
    Ou mais “refinados” (Reserva Família) em outras ocasiões.

    Em 2012 não estava aberta à visitação, em 10/2014 tb não devido ainda ao terremoto.
    Abriram a parte turística bem reformada e repaginada agora no finzinho de 2014 e início de 2015.
    Trouxe um VSC, ainda não bebi, devo esperar.
    Quase trouxe o Herencia, lá esta 69mil pesos. Algo como 345,00 reais com a cotação de 03/2015. (200,00 / 1,00).
    Trouxe o Signos da Emiliana, gostei bastante.
    Vlw as dicas.
    Abs

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>