Vinum Chenin Blanc 2011

vinum_header

Esse foi um dos vinhos que eu recebi na minha assinatura do Sonoma Concierge, que é um programa de Clube de Vinhos personalizado bem interessante que eu pude conhecer.

Depois de algumas idas e vindas, eu e a Monica – a Sommeliere que estava me atendendo – conseguimos encontrar esse vinho branco da África do Sul para a minha seleção. Como já comentei aqui algumas vezes, tenho me surpreendido positivamente com os vinhos desse país e por coincidência eu tinha acabado de provar esse mesmo, o Vinum Chenin Blanc 2011, lá na importadora, a Qual Vinho?. Aí foi fácil decidir, porque eu já tinha gostado bastante dele.

Vinum Chenin BlancO Vinum é um Chenin Blanc diferente. Se você está acostumado, ou já teve experiências com essa uva e bebeu vinhos levinhos, quase sem nenhum corpo e só alguns aromas cítricos e florais leve, esqueça. Esse tem outra pegada, que para mim, é bem mais bacana.

Ele já vem com tudo, começando pela sua cor que é bem mais dourada do que o de costume. No nariz tem um toque de abacaxi em calda, misturado com mel e até amêndoas. Na boca é outra coisa muito bacana, com bastante corpo e muito marcante. Todo esse “caráter” deixa o vinho muito mais interessante do que se fosse algo levinho e sem graça.

Com certeza harmoniza bem com um bom queijo amarelo e com os clássicos frutos do mar, mas eu bebi esse vinho acompanhando uma costela suína e deu muito certo. Eu já imaginava, mas não tinha certeza. Se você quiser tirar a prova, depois me conte. E pelo jeito ele deve harmonizar com muito mais coisa, eu que realmente não tive nenhuma idéia na hora.

E se você conhece os vinhos do Nicolas Joly, esse tem o mesmo estilo do Le Vieux Clos, mais evoluído, aromático e intenso.. Interessa?

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>