ViniPortugal realiza evento inédito para encontrar importadores no Brasil

viniportugal

Que o Brasil é a “bola da vez” quase todos sabemos. Ou é pelo menos a idéia que muitos tem de nosso país, quando se fala em exportação de vinhos (perdendo claro, para a China, mas isso é outra história).

Eu acredito que tenhamos aqui um grande potencial e que mesmo com um ano atípico, teremos bons resultados.

Pensando da mesma forma, a ViniPortugal promove a primeira edição do Find Importer Day no Brasil para ir ao encontro das necessidades dos produtores, identificar e dirimir dificuldades. O Brasil é um mercado prioritário para os vinhos portugueses, mas com uma grande dimensão. Não só os produtores com presença no Brasil pretendem alargar a sua comercialização a outras regiões do país além de São Paulo, como há produtores interessados em entrar neste mercado e estabelecer parcerias com importadores e distribuidores. O vinhos foram selecionados por Luiz Horta, jornalista especializado em gastronomia e vinhos que esteve no início deste ano em Portugal, onde degustou 250 vinhos e selecionou os melhores de 20 produtores para estrear no mercado brasileiro e que provêm das várias regiões, tais como Beira Interior (01), Alentejo (7), Dão (3), Vinho Verde (2), Lisboa (1), Douro (6) e Península de Setúbal (1), algumas delas bem pouco conhecidas dos brasileiros, e que devem surpreender por seu caráter único.

Após a degustação de inúmeros vinhos portugueses, Luiz Horta considera que “Os vinhos portugueses têm algo inestimável no mundo: castas autóctones em profusão, tradição na elaboração e riqueza de estilos. Alguns vinhos da nossa região são bons, pelo aperfeiçoamento de uma casta, como a Malbec na Argentina e a Tannat no Uruguai. Sou entusiasta daqueles vinhos, mas nada consegue superar a pluralidade dos vinhos portugueses. Afinal, onde se encontram coisas como um Madeira, um Porto de 40 anos? Portugal corre no seu próprio trilho, sem concorrentes.”

Para Horta, “Portugal soube inovar sem perder o vínculo com o passado. O horizonte é amplo, há grandes vinhos para qualquer ocasião. No panorama vinícola Portugal só encontra paralelos na França e Itália, oferecendo melhores valores”. O crítico salientou que as provas fortaleceram a sua opinião sobre os vinhos portugueses. “Há regiões esquecidas como o Dão que precisam ser redescobertas e novas regiões. Há muitas uvas pouco conhecidas, há um mundo compactado em um espaço tão pequeno.”

Na opinião de Luiz Horta, o mercado brasileiro “é pouco atrevido, costuma repetir suas certezas. Acho que, pela ligação histórica com Portugal e Itália, precisava arriscar, provar um branco do Douro com bacalhau, um tinto sem madeira do Alentejo com pizza.”

Sobre a ViniPortugal

A ViniPortugal é a associação Inter profissional do setor vitivinícola que tem como missão promover a imagem de Portugal, enquanto produtor de vinhos por excelência, valorizando a marca “Vinhos de Portugal” e contribuindo para um crescimento sustentado do volume e do valor dos vinhos portugueses, assim como da sua diversidade. Promove os vinhos tranquilos portugueses em 11 mercados internacionais.

A ViniPortugal agrupa estruturas associativas e organizações de profissionais ligadas ao comércio (ANCEVE e ACIBEV), à produção (FENAVI e FEVIPOR), às cooperativas (FENADEGAS), aos destiladores (AND), aos agricultores (CAP) e às regiões demarcadas (ANDOVI).

O seu Plano de Marketing para 2014, no montante de 7,5 Milhões de euros, atingirá 11 mercados internacionais estratégicos, onde serão implementadas mais de 100 ações de diferentes perfis.

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