Categorized | 2011, Uruguai

[Vinícolas do Uruguai] Pisano

[Vinícolas do Uruguai] Pisano

Há tempos que bebo vinhos da Pisano e gosto muito. Lembro-me da primeira vez que me apresentaram os vinhos deles, lá na Mistral (ainda na época em que tive a sorte de morar na mesma rua da importadora. Nesse tempo, me dava ao luxo de ir no sábado de manhã comprar uma garrafa de vinho para o almoço). Lembro-me da vendedora me mostrar os vinhos e prometer qualidade. Resolvi arriscar e não me arrependi. Desde então bebo e recomendo Pisano.

E na minha viagem ao Uruguai tive a sorte de ir à bodega e conversar com os irmãos Francisco e Gustavo e com o Gabriel (que faz os vinhos da Viña Progresso e é filho do Gustavo). Família simples e dedicada, que guarda com muito carinho e respeito a tradição e história da família.

A Pisano é uma das grandes bodegas do Uruguai, com 30 hectares de vinhas plantadas e exporta para mais de 40 países. São 25 variedades (brancas e tintas) e só de Tannat eles têm 12 tipos. Há coisas interessantes como um espumante de Tannat, um vinho feito 100% com Petit Verdot e outras mais.

Se você for à bodega e tiver sorte, poderá ver a matriarca cuidando dos pássaros por lá. Senhora sábia que reivindicou um vinho em seu nome e ganhou o top da vinícola (mas isso é papo para outro post, porque merece).

Na cozinha da família tem um sem número de garrafas (vazias e cheias) e presentes e lembranças do mundo inteiro. E é por lá que se faz a comida. Pra mim foi servida uma típica parillada, que ficou simplesmente divina com os vinhos deles. Provamos vários e tenho meus favoritos, que também contarei em outros posts.

Ah, quase ia me esquecendo de falar sobre a vinícola. Bem, tem a sua parte antiga que preserva até algumas máquinas de mais de 100 anos e tem a parte nova, que é onde produzem efetivamente o vinho

Se for ao Uruguai, recomendo fortemente que agende uma visita à Pisano. Vá, converse com eles, prove os vinhos e depois me diga se estou exagerando. Gaste mais tempo conversando com a família do que vendo a vinícola. Vale a pena.

Um abraço

Daniel Perches

Este post foi escrito por:

- que já publicou 1407 posts no Vinhos de Corte.


Entre em contato com o autor

One Response to “[Vinícolas do Uruguai] Pisano”

Trackbacks/Pingbacks

  1. [...] foi na minha viagem ao Uruguai, em Novembro/2011, que eu estive na Pisano (relembre aqui o post sobre a Pisano) e pude provar o RPF Petit Verdot 2008. RPF significa Reserva Pessoal de Familia e é uma das [...]


Poste seu comentário

Advert

Instagram

  • Festa do boi preto
  • Rabinho até empinado!
  • Só tem lagosta! #dreamfood
  • Vai começar a festa da Paella
  • Agora sim vou ver de aprendo alguma coisa.
  • Syrah em fila #desafioaovinho
  • Porque almoçar mesmo, só bem mais tarde
  • Você apostaria num vinho branco com 6 anos de idade?
  • Cenas fortes a seguir
  • Vamos começar, né?
  • Sim, admito: sou louco por bolo!
  • Sim, sou eu!
  • Revolucionários!
  • Surpresinha boa (alguém conhece?)
  • Patins Lot
  • Bem-vindos, novos moradores
  • Marchem!
  • Porque é digestivo!
  • Kebab time!
  • Meio a meio
Add to Google  http://www.wikio.com Bloggers - Meet Millions of Bloggers