Vinícola Santa Ana tem vinhos de excelente qualidade. Sabia? #winesofargentina

Em minha última visita à Mendoza, em fevereiro/2013, eu visitei várias vinícolas. Algumas eu já até conhecia e foi legal reencontrar os amigos, mas as que mais me interessaram com certeza foram as que eu ainda não tinha provado os vinhos. E a última a ser visitada e que era desconhecida por mim foi a Santa Ana. E foi interessante visitar a bodega, porque confesso que eu estava um pouco preocupado com o que encontraria por lá, afinal de contas a Santa Ana é famosa no Brasil pelo seu vinho básico, vendido em uma garrafa de 1l e que não me agrada.

Mas como temos sempre que estar de cabeça aberta para os vinhos, fui para lá para conhecer e fui surpreendido positivamente. Não só conheci os vinhos mais legais deles como tive um almoço fantástico na bodega,  com comida de excelente qualidade.

A Santa Ana é uma potência (é a 7a maior do mundo em produção). Fundada em 1891, é enorme e para se ter uma idéia, eles exportam para o Brasil uma média de 250 mil caixas por ano. Estão em todas as principais cadeias de supermercado do país com o tal de Santa Ana que eu comentei acima, mas as linhas mais interessantes, que eu comento abaixo, infelizmente ainda não chegam em São Paulo.

Se você encontrar algum desses vinhos no Supermercado, saiba que é da Santa Ana, mas tire o preconceito e prove e depois me conte. Eu fiquei surpreso, principalmente com o Unanime.

Notas de degustação:

santa_ana_unanime_2007La Mascota Shiraz 2010
Vinhedos de San Juan. 15 meses de barrica. Aparece bem os pimentos tanto no nariz quanto na boca. Fácil de beber e de entender. Final marcado, provavelmente pela barrica e pelo álcool. Um vinho correto e sem arestas.
R$ 38 a 40.

La Mascota Cabernet Sauvignon 2010
Vinho correto na boca e no nariz, sem arestas e fácil de beber. Tem até uma boa acidez e o corpo não é tão leve,o que faz parecer um vinho um pouco melhor.

Unanime 2007
Cabernet Sauvignon 60%, Malbec 25%, Cabernet Franc 15%. Valle de Uco. 20 meses de barrica francesa. Tem o toque vegetal da Franc, mas tem também aromas de frutas vermelhas. Na boca tem bom corpo e tem ótima complexidade. Tem aquele leve toque balsâmico bem interessante. Custa em torno de 80 reais.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

11 Comentários

  1. 1

    comprei 24 garrafas de vinho santa ana de 1 litro na loja do atacadão de santos sp e até agora ja tenho 7 garrafas que estão estragadas , viraram vinagre . solicito providencias , grato .

  2. 2

    Antonio, eu não sou representante da vinícola. Só escrevi um post sobre um vinho que eu provei, mas espero que eles vejam aqui no Blog e possam te ajudar. Sugiro que a próxima que abrir e estiver ruim, que você feche e leve para eles verificarem. Em geral, quando a garrafa está estragada mesmo, eles trocam.
    Abraços
    Daniel

  3. 3

    O vinho Santa Ana é muito bom, o que não presta é a rolha, já perdi 5 ou 6 garrafas (vc’s me devem) por causa da rolha, já vem azedo, parecendo vinagre.
    Ontem foi mais uma garrafa perdida.

  4. 4

    Joaquim

    Eu não vendo esse vinho, só escrevi sobre ele. Acho que você precisa ir até o ponto-de-venda onde comprou e conversar com o pessoal, ok?
    Abs
    Daniel

  5. 5

    Ontem comprei duas garrafas estavam vinagre , Não somos nós que devemos procurar onde foi comprado e sime vcs trocarem o fornecedor de rolhas ou quem engarrafa ,não compro mais

  6. 6

    Katia
    Eu não vendo, não distribuo e nem produzo esse vinho. Eu só escrevo sobre vinho e você está no meu blog, que é um blog independente e fala de muitos vinhos. Dá uma navegada aí e verá que há outras marcas sendo faladas.
    O que posso fazer (e fiz) é publicar o seu comentário e torcer para que o pessoal da vinícola veja isso e tome alguma providência.
    Espero que tenha sorte com os outros vinhos.
    Um abraço
    Daniel Perches

  7. 7

    Olá,

    Entrei sem querer no seu site e me deparei com este post. Estou rindo muito dos comentários. Ou são amigos teus te zoando ou algumas pessoas deste país são muito estúpidas. Acho que tomaram muito vinho Santa Ana de dez pilas e tiveram os respectivos cérebros derretidos (se é que tinham).

    Saudações.

  8. 8

    Joma

    Não são amigos meus não. É frequente a confusão de algumas pessoas pensando que eu que vendo ou produzo vinhos. Não acontece só neste post não, mas em vários.
    E realmente, estão perdendo por não beber os tops da Santa Ana. São bem legais.
    Um abraço
    Daniel

  9. 9

    Olá Daniel! Realmente os vinhos tops da Santa Ana são bons. Cara, eu estou morrendo de rir !!! Você explica e o povo continua a reclamar com você! Vai entender!

    Parabéns pelo o blog!

  10. 10
  11. 11

    Nem pense em ser um representante do Santa Ana vai ouvir cada coisa! Só em comentar já querem que você troque a rolha, troque o vinho estragado. .O vinho vendido no Brasil só serve pra temperar carne de porco.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>