Vinhos tops da África do Sul – Vilafonté

Já comentei algumas vezes por aqui sobre a importadora Qual Vinho. Dois caras jovens e com vontade de fazer um trabalho legal se uniram para trazer vinhos da África do Sul. E se você já pensou naqueles Pinotages bem sem-vergonhas que a gente encontra por aí de vez em quando, pode esquecer. Na Qual Vinho a qualidade é questão primordial.

Só oito produtores e um portfólio que aumentou um pouco esse ano, mas ainda assim, pequeno. Isso faz com que eles possam dar atenção a todos os vinhos que têm e claro, tragam só vinhos bons.

Estive novamente no “QG QualVinho” para provar a nova safra que chegou e o Raphael Malagó e o Guy Helou (os sócios) me brindaram com uma degustação dos seus grandes vinhos. Aí estamos falando de vinhos tops de verdade. São vinhos que podem tranquilamente concorrer com randes chateaux às cegas, sem medo e com grande possibilidade de bater muitos.

E provei então os vinhos da Vilafonté, uma joint venture entre produtores Americanos e Sul Africanos que está trabalhando para fazer o que vem sendo chamado de primeiro vinho de luxo da África do Sul.

O pessoal por lá tem um cuidado extremo que vai desde a preparação dos solos e das vinhas até o acondicionamento das garrafas para o consumo. O nome Vilafonté vem do tipo de solo principal da propriedade.
Os dois vinhos que eu provei (veja abaixo) me impressionaram muito. São vinhos que merecem a atenção.

vilafonte_CVilafonté M 2009
46% Malbec, 32% Merlot, 21% Cabernet Sauvignon, 1% Cabernet Franc.
Muito redondo no nariz e na boca. O que me impressionou foi que o vinho vai mudando quando está na boca. Se você der um gole e segurar ele um pouco, verá que ele vai se transformando, mostrando os sabores. Muito potente, mas elegante ao mesmo tempo e também gastronômico.
R$ 300,00

vilafonte_M

Vilafonté C 2009
54% Cabernet Sauvignon, 27% Merlot, 11% Cabernet Franc, 8%Malbec
O vinho ainda me pareceu novo mas pode ser bebido agora sem medo. Os taninos estão muito presentes mas são muito finos. Merece um bom prato de carne, que pode ser até daquelas que têm gordura.
R$ 400,00

Dessa vez foi difícil escolher qual eu gostei mais. Os dois me encantaram.

Parabéns para o pessoal da Qual Vinho, que trouxe o Vilafonté para o Brasil. Nós merecemos vinhos da África do Sul de qualidade.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>