Vinhos Top Winemakers 5×20 chegam ao Brasil. Dois grandes vinhos.

Chegou ao Brasil dois vinhos bastante esperados. Os “Top Winemakers 5×20” são fruto de um projeto muito bacana e que provou que não é só marketing, mas vinho muito bom. Imagine um vinho feito a 10 mãos por 5 enólogos renomados do Chile e outro feito a 10 mãos por enólogas.

A idéia nasceu com Rafael Prieto, diretor da Top Winemakers e deu muito certo! O pessoal se reuniu, cada um levou seu vinho e fizeram um belíssimo blend.

Cada equipe, uma formada por 5 homens e outra, por 5 mulheres, foi responsável por criar de maneira independente dois vinhos de alta qualidade, modernos e criativos. Cada enólogo contribuiu com 20% de um vinho ainda sem mesclar, conforme o estilo, Vale e barrica utilizada na colheita 2010.

O desafio era grande: poder unir estilos e gostos diferentes, personalidades opostas, enfoques enológicos diversos de cada enólogo e aproveitar o potencial da uva de cada vinhedo de origem. Durante dois meses, eles se reuniram e fizeram sessões de degustações e blendings, para que todos concordassem em chegar a um novo estilo de vinho final. Ambos os grupos tinham a mesma ambição: vinhos distintos, que dessem espaço para outros projetos criativos na enologia chilena.

Vinhos-5x20As cinco enólogas desenvolveram um vinho “sedutor” e os homens um vinho “com caráter”.
Eu não gosto muito de ficar rotulando vinhos dizendo que um é “feminino” ou “masculino” porque essa generalização, principalmente com vinhos, não funciona, mas neste caso, como temos um vinho temático, vale a intenção. Participaram desse projeto as enólogas Cecilia Guzmán (Viña Haras de Pirque), Irene Paiva (Viña Vistamar), Cecilia Torres (Viña Santa Rita), Ana María Cumsille (Viña Altair) e Macarena Morandé (Viña Costa Blanca). Já o vinho dos homens foi feito pelos enólogos Felipe Müller (Viña Tabalí), Francisco Baettig (Viña Errázuriz), Rafael Urrejola (Viña Undurraga), Marcelo Retamal (Viña De Martino) e Rafael Tirado (Viña Laberinto).

O resultado foi uma dupla de vinhos de altíssima qualidade, daqueles que você bebe e até se assusta. Realmente não tinha nada para falar mal dos vinhos, nenhuma aresta ou algo que eu pudesse achar que faltou. São vinhos que concorrem tranquilamente com os grandes ícones chilenos e com certeza, com alguns de alta gama do mundo inteiro.

O preço não poderia ser baixo, dada a qualidade dos enólogos e do vinho envolvidos. Um pack com os dois vinhos sai em torno de 700 reais. Preço alto, mas qualidade à altura.

Para presentear ou para uma noite temática, é uma excelente escolha.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Um comentário

  1. 1

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>