Vinhos espanhóis e suas regiões – parte I

mapa_espanha_vinhos

 

Alguns leitores e amigos me indagaram recentemente por que nós bebemos pouco vinho espanhol aqui no Brasil. Essa pergunta me intrigou. Fui atrás das informações e claro, dos vinhos para serem degustados, pois realmente esse paísnos brinda com excelentes produtos, mas que são até difíceis de encontrar nas importadoras e lojas qualificadas.

Tenho que já contar para vocês que a história da Espanha no mundo do vinho é fantástica. Mas como o intuito desse blog não é ensinar história e sim falar sobre vinhos, vou fazer uma breve passagem pelas regiões em duas partes. Nessa primeira falaremos de 4 regiões.

Mas antes vale ressaltar um fato importante: a Espanha é o principal vinhedo do mundo, com 1 milhão e 174 mil ha, mas é só o terceiro maior produtor, vindo depois de França e Itália.

A Espanha está dividida em algumas regiões produtoras de vinhos e hoje falaremos sobre quatro delas, que seguem:

Rioja – é dividida em “Rioja Alavesa”, “Rioja Alta” e “Rioja Baja”. Sua principal cepa é a Tempranillo, mas encontrarmos também cortes considerados clássicos dessa uva com as cepas Grenache, Mazuelo e Graciano.

Navarra e Aragão – Essa região que já produzia vinhos antes da época dos romanos tem como principais cepas a Tempranillo, a Grenache e a Maccabeo (ou Viura). Essa região é conhecida pelos seus potentes e generosos vinhos rosados.

Castela-Leão – abriga províncias vitivinicultoras famosas como Ribera de Duero (é lá que se faz o veja Sicília), Bierzo e Toro.

Catalunha – Essa grande região abriga nada menos do que 10 DO´s e é responsável por grande produção de Cavas, que tanto apreciamos aqui no Brasil. A principal DO produtora de Cavas é Penedès.

 

Há muito que se falar sobre a Espanha, mas acredito que podemos comentar melhor ao beber os vinhos de cada região. Assim fica mais saboroso.

Amanhã falaremos sobre as outras regiões produtoras, fechando o ciclo do país e ficando prontos para a degustação.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

7 Comentários

  1. 1
  2. 2

    Ola amigos do vinho!! A nossa importadora “CultVinho” vai apresentar a partir da proxima semana fantasticos vinhos espanhois de todas as regioes. No inicio na maioria vinhos da Rioja Alavesa e de Ribera del Duero.
    Visita nosso Site proxima semana, depois vamos organizar degustaçoes.

    Abraços Armando

  3. 3
  4. 4
  5. 6
  6. 7

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>