Vinho para harmonizar com comida japonesa – D’Alessandro Inzolia

Tenho provado vários vinhos com comida japonesa. Já fiz dois Desafios ao Vinho com esse tema e levei vários rótulos e tipos diferentes de vinho, mas acho que o assunto é infinito, ou pelo menos proporcional à quantidade de vinhos diferentes existentes.

E dias desses eu estive no Restaurante São Paulo-Tokyo, que tem a cozinha comandada pelo grande Chef Mario Tucillo, que inclusive esteve comigo no primeiro Desafio ao Vinho, lá na ClicTV.

A idéia da noite era harmonizar vinhos italianos com comida japonesa. Tema no mínimo audacioso, mas que no final trouxe algumas surpresas, como o D’Alessandro Inzolia 2010, que foi muito bem, mas bem mesmo, com aquele pepino agridoce, que a gente costuma comer sempre antes de começar a farra de sushis e sashimis, sabe qual é?

Esse vinho tem umas características bem legais. É leve, fresco, com aromas cítricos combinando com um toque mineral. Na boca é bem agradável e é daqueles que chama para o próximo gole. Acho que a acidez e o cítrico foram os fatores que combinaram com esse pepino. Eu fiquei curioso para provar com uma salada com um molho de limão, por exemplo, ou daqueles molhos brancos que são feitos com limão siciliano. Acho que até daria certo.

Gostei também do preço: em torno de 39 reais. Justo para um vinho italiano de qualidade. Se quiser saber mais sobre esse e os outros vinhos da D’Alessandro, dê uma olhada no site. Vale a pena ver um pouco da história da região, pois é bem interessante. O site é http://www.dalmin.it/. Os vinhos são comercializados pela Winelovers no Brasil.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>