Vinho alemão Zähringer Edelgräfler – difícil de falar mas fácil de beber

Que tal um vinho que chama Zähringer Edelgräfler Rotwein? Já pensou você chegar no restaurante e pedir esse vinho? Se você falar alemão e souber pronunciar, imagino que o garçom vai se espantar. Se você não souber falar (como eu), vai sair algo bem estranho quando tentar falar isso.

Então para facilitar, estou chamando ele a partir de agora de “Zeringer”, que é como eu acho que se pronuncia o nome desse vinho. Produzido na região de Baden, ele tem Pinot Noir, Regent e Cabernet Sauvignon na composição. Quando vi, pensei: Mas Pinot Noir e Cabernet Sauvignon no mesmo vinho? Diferente não?

Sim, diferente. Mas o que você poderia esperar de um vinho tinto alemão, com esse nome? Nada trivial, claro. Mas o legal é que a combinação dessas 3 uvas resultou num vinho interessante. Me parece que o que mais tem nele é Pinot Noir, tanto pela cor quanto pelos aromas. Tem aquele toque de fruta vermelha fresca, mas que combina com um pouco de balsâmico e até uma leve madeira. De vez em quando eu sentia alguns aromas de especiarias na taça também.

Na boca não tem um grande corpo, mas tem uma ótima acidez. É bom para acompanhar comidas leves e descompromissadas ou até mesmo um happy hour.

Testei também em diferentes temperaturas e me pareceu mais legal beber um pouco mais resfriado, como em 16 ou 17 graus. Mais um ponto para ele ser considerado um bom vinho de happy hour pra mim.

Ainda não consegui achar uma boa comida para acompanhar esse vinho, mas prometo pensar. Se provarem e tiverem sugestões, me mandem, por favor. Talvez a idéia da harmonização regional seja uma boa e uma comida alemã vá bem. Quem sabe?

Esse e os outros vinhos do mesmo produtor são importados pela Winelands no Brasil. Custa R$ 86,00.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>