Vem aí a Fête de la Gastronomie 2013

fete_gastronomie_2013

Comer bem não faz mal a ninguém! E pensando nisso eu vi essa notícia e achei muito interessante. Vai que alguém está indo para a França nessa época (20 a 22 de setembro) e consegue participar de alguma dessas atividades. Parece que vai ser bem interessante. Veja as informações da Fête de la Gastronomie 2013 e delicie-se. E se ainda estiver em dúvida, veja o vídeo no final, aí vai ser difícil resistir.

======================================

Em sua terceira edição, a Fête de la Gastronomie 2013 (Festa da Gastronomia 2013, em tradução livre) apresenta muitas novidades. O evento criado pelo Ministério do Turismo francês  para celebrar a nomeação da refeição francesa como Patrimônio Imaterial da Humanidade, sempre comemorado na passagem do verão para o outono europeu, acontecerá neste ano em 3 dias consecutivos, de 20 a 22 de setembro, nas 27 regiões francesas.

 

O objetivo é reunir franceses e turistas em torno da boa mesa. Em 2012 , mais de 150 000 profissionais participaram da organização de 3 800 eventos. Até o presente momento 20 grandes banquetes populares foram anunciados para 2013. Milhares de  pessoas são esperadas no Palácio dos Papas em Avignon, Pays de la Loire,   Alsácia , Borgonha, Carcassone e   Paris.A Bretanha vai organizar um banquete que será preparado por mais de 100 pessoas para adolescentes, para mostrar que a gastronomia interessa a todas as idades.

 

Ao todo 32 piqueniques serão organizados nas regiões da Borgonha, Aquitania, Alsácia, Rhône Alpes, Provence, Île de France e Languedoc Roussillon. Na oportunidade, dodas as pessoas são convidadas para piquenicar (na França um verbo) e descobrir os produtos de terroir direto dos produtores locais.

 

Além disso, percursos gourmets serão propostos. Durante os 3 dias de festas será possível:

 

  1. Invadir a cozinha dos grandes chefs e aprender técnicas culinárias;
  2. Visitar empresas alimentícias e aprender mais sobre colheita e armazenamento;
  3. Descobrir receitas ancestrais de restaurantes famosos;
  4. Visitar pastos e aprender como são tratados rebanhos e quais as diferenças entre as diferentes raças;
  5. Iniciar-se na cozinha orgânica;
  6. Participar de ralis e corridas gastronômicas em várias regiões da França;
  7. Conhecer mais sobre os mistérios dos vinhos, licores e demais bebidas alcoólicas em caves e vinhedos;
  8. Inscrever-se em colóquios e mesas redondas sobre história e sociologia dos alimentos.

 

Serão também organizados concursos de desenhos , para crianças de 8 a 11 anos, e de receitas de “chefs amadores”.

 

Informações detalhadas, em francês sobre o evento, assim como todo o calendário de atividades poderão ser encontradas no site www.fete-gastronomie.fr 

Fonte: http://br.rendezvousenfrance.com/

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>