Valpolicella e alguns vinhos que deveriam vir para o Brasil

Como já comentei, estive na região de Valpolicella em Setembro/2012 para um Seminário promovido pelo Consorzio de Valpolicella. Lá tivemos uma bela apresentação sobre a denominação de Origem, sobre o método de produção e mais algumas curiosidades.
Depois disso tivemos o prazer de provar vários vinhos, de produtores que montaram uma mini-feira para conhecermos seus produtos e foi interessante ver que tem muito vinho bom por lá, mas que ainda não chega ao Brasil.
Listo os que eu provei abaixo e os meus preferidos. Quem sabe um dia eles não são importados? Ficarei contente.

Cantine Benedetti
O Amarone deles vem numa garrafa bordalesa, aquela mais fina. Mas se você tirar o preconceito de beber um amarone que não vem naquelas garrafas borgonhesas (mais gordinhas), vai ter um vinho potente e muito bem estruturado, de vinhas de mais de 50 anos. Gostei do frescor dos vinhos deles, que contrastam bem com a quantidade de taninos.
Site:  http://www.cantine-benedetti.com/

Monte del Frà
Gostei do Valpolicella Classico deles. Bastante fruta e fácil de beber.
Site:  http://www.montedelfra.it/

Tenuta Chiccheri
Outra que veio com um bom Valpolicella Clasico. Provei a safra 2011 e gostei muito do frescor e de como era fácil beber. Nada complicado e mostra bem as características da região.
Tinha um dos que eu mais gostei que foi o Valpolicella Superiore 2007. Um show de vinho, complexo, bem equilibrado, saboroso. Tudo o que se espera de um bom Valpolicella.
Site: http://www.tenutachiccheri.it/ 

Cantina di Soave
Uma vinícola enorme, que tem 6.000 hectares. Dos vinhos que provei, o que mais me chamou a atenção foi o Ripasso, que tem muita potência e mostra que tem uma longa vida pela frente. Vinho para beber agora, mas dá pra guardar tranquilamente por alguns anos.
Também gostei do Amarone 2006, que tinha uma enorme potência. É um vinho mais pesadão, mas que se bem harmonizado com uma boa comida, vai super bem.
Site: http://www.cantinasoave.it/ 

Terre di Leone
O Valpolicella Superiore é bem legal. Produzido em solo vulcânico, traz uma mineralidade interessante para o vinho.
Site: http://www.terredileone.it/

Tedeschi
Esse está no Brasil com a Winebrands. Gostei bastante do Ripasso 2010, que mostrou-se bem equilibrado e típico, com toques de chocolate e madeira na medida certa.
Site: http://www.tedeschiwines.com/

Corte Rugolin
Essa vinícola me impressionou, com belíssimos vinhos. O Ripasso 2009 estava fantástico e o Monte Danieli 2007 foi a estrela do dia, com aromas muito complexos, frescor, sem amargor, potente, vibrante. Vinho para beber com calma, apreciando.
Site: http://www.corterugolin.it/

Como disse, esses (exceto o Tedeschi) ainda não estão no Brasil, mas se encontrar em uma de suas viagens, pode comprar que vai ser feliz. E se aparecer por aqui, aviso.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>