Um pouco sobre o Alentejo

Estive em um evento do Alentejo e foi muito interessante conhecer um pouco mais sobre essa região. Publiquei já sobre os grandes vinhos que provei lá (veja em 5 grandes vinhos do Alentejo), mas vi que ficou faltando muita informação bacana, para quem quer se aprofundar no assunto.

Você sabia que o Alentejo é a maior região de Portugal? Essa região que fica ao sul de Portugal sofre influencia de correntes marítimas e continentais, produzindo vinhos intensos, fortes e de grande caráter. A maioria dos vinhos do Alentejo é de corte.

Veja algumas das uvas típicas da região.

Brancas:

Antão Vaz (que estava praticamente extinta e foi replantada nos últimos 15 anos). Tornou-se a uva branca mais plantada da região. Aromática, que pode trazer aromas de tangerina de maracujá, Apesar do aroma forte e intenso, não tem muito corpo.

Roupeiro é uma uva menos aromática, mas na boca é bem volumosa e gorda e por isso fazem corte com as duas.

Arinto tem pouco aroma, pouca estrutura, mas com excelente acidez. A união de todas elas faz com que os vinhos fiquem bem complexos.

 

Tintas

Trincadeira é uma uva difícil, que dizem que você ama ou odeia. Aromas bem marcados de framboesa e groselha, leve herbáceo.

Aragonez também é uma uva muito plantada e que aporta ótimos aromas e força ao vinho.

Aliciante Bouschet é a uva emblemática do Alentejo. Muito rústica, mas muito estruturada. Foi feita em laboratório, vinda do cruzamento de Petit Bouschet e Garnacha Tintoreira.

E aí vai uma curiosidade: a Alicante Bouschet foi criada pelo cientista Henry Bouschet. Ele era um cara que nunca saia do laboratório e nunca viajava ou tirava férias. Só viajou uma vez para a cidade de Alicante e achou que era a cidade mais bonita do mundo (mas era a única que conhecia). Aí ele não teve dúvida: batizou com o seu sobrenome e com o nome da sua cidade favorita.

Outra curiosidade é que a Alicante Bouschet tem polpa com cor. É uma uva tintoreira. Em geral as uvas tintas têm a polpa branca e o que dá cor é a casca, o que é diferente da Alicante Bouschet.

Gostou? Eu achei a região bem interessante e com vinhos bem vibrantes e estou disposto a conhecer um pouco mais.

Se você tiver alguma sugestão de vinho de lá, me manda.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>