Torres De Casta Rosado 2011

torres_header

Seguindo a minha recente tradição de beber um vinho rosé aos domingos, para relaxar e terminar bem a semana e preparar a próxima, eu resolvi abrir esse Torres De Casta Rosado 2011, feito na Espanha, na região da Catalunya, com as uvas Garnacha e Cariñena (ou Carignan).

A Torres é uma vinícola bem grande lá da Espanha e que tem muitas marcas em seu portfólio. Eles que fazem o famoso Mas la Plana, um vinho muito cultuado por enófilos.

Torres_de_casta_2011E como todos os outros vinho que eu já provei deles, esse é bem correto e feito para um gosto geral. A cor é bem viva, lembrando um morango ou cereja clara.

No nariz tem os aromas de frutas vermelhas de leve, sem agredir e bem integrado. Na boca as frutas aparecem e lembram uma geléia levinha, com um toque doce. Eu nem sou fã de sabores muito doces, mas esse consegue aliar essa doçura a uma acidez legal, o que torna o vinho interessante.

É um vinho versátil para harmonização. Os espanhóis diriam que é muito bom para acompanhar tapas. Eu provei com um pão feito em casa (pão de cerveja de trigo) e ficou legal quando coloquei um recheio de geléia e de presunto parma. Deve ir bem também com um queijo leve, branco de casca dura, mas é preciso provar para ter certeza (eu não provei).

Dos rosés que eu tenho bebido nos meus domingos (e essa tradição não tem nenhuma história especial. Foi ocasião mesmo), esse se destacou, mas ainda prefiro os mais elegantes. Um bom rosé da Provence, com os aromas mais leves e toques até levemente oxidados na boca fazem mais a minha cabeça, mas não dá para negar a qualidade deste vinho.

Se gostar de vinho com toques adocicados, vai fundo no Torres de Casta que não vai se arrepender.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>