Torcicoda Primitivo 2015

tormaresca

Desde que estive na Puglia, na Itália, criei um afeto por essa região. Fora do circuito turístico tradicional mas com encantos que merecem a nossa atenção, por lá encontramos muito para se ver, comer e beber. Isso sem falar da Basilicata, bem ao lado, que tem uma culinária de deixar qualquer um com uns bons quilos a mais.

E a Puglia é a maior expoente da uva Primitivo, que nos EUA também é chamada de Zinfandel. É uma uva que tem aromas doces, levando para a baunilha, chocolate e um leve toque de especiarias.

torcicodaÉ de lá que vem esse, o Torcicoda Primitivo 2015, produzido pela Tormaresca, uma bodega tradicional e bem conceituada na região.

O legal desse vinho é que ele é bem equilibrado, sem tanto dulçor, que em alguns casos de primitivos, enjoa bastante. Aliás, esse vinho não é para ser guardado por muitos anos, mas ao abrir, se puder deixar ele respirar um pouco, vai perceber que ele vai ficar ainda mais equilibrado. É só deixar na taça por um tempo ou se tiver um decanter, por uma horinha e está tudo resolvido.

Dá pra tomar ele com uma boa pizza de calabresa, mas se você conseguir um queijo curado mais adocicado, vai ver que ele vai ficar uma delícia. Pode ser um Grana ou até aqueles queijos da Escandinávia (sim, eu sei que são super difíceis de conseguir, mas fica a dica).

Para um bom Primitivo, esse tem um preço compatível com a qualidade. Você pode comprar direto da importadora Winebrands.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>