Top5 2012 – Região a ser explorada

Essa categoria foi criada para falar de uma região que é relativamente conhecida, mas como está na Itália, concorre com muitas outras que são muito famosas como Chianti e outras. Estou falando de Valpolicella.

Estive lá neste ano e me encantei. É lá que se produzem os Amarones, Ripassos e Valpolicellas (Clasico e Superiore). Se você ainda não provou um Amarone, deve fazer isso, porque é demais. É um vinho feito com uvas passificadas, ou seja, eles colhem e deixam elas secando por um tempo antes de prensar e fazer o vinho. Isso deixa ele mais intenso, mais doce (apesar de ainda ser um vinho seco) e mais atraente, eu diria.

Mas de Valpolicella eu trouxe a sensação de que há muito mais a ser explorado além do Amarone. Os Ripassos, como já comentei aqui no blog, são fantásticos. São vinhos feitos utilizando também as cascas de uvas que foram para os Amarones. Um show de vinho que tem um preço mais acessível e um prazer bem acima da média.

Se você estiver pensando em ir para a Itália, considere Valpolicella. Fica ao norte do país e é banhada por uma vegetação linda e uma paisagem que faz você querer morar lá. E se precisar de uma dica de cidade, comece por Verona, que é linda, com construções muito antigas e palco de inspiração para Romeu e Julieta. Aliás, se for a Verona é obrigatório passar pela casa da Julieta e seguir a tradição, deixando ou um cadeado ou pelo menos passando a mão em sua estátua de bronze, em seu jardim.

Há muto mais a ser explorado e minha sugestão é contratar um motorista e pedir para que ele te leve para um tour pelas pequenas cidades, parando em igrejas e vinícolas. Depois escolha um bom restaurante e delicie-se com a culinária local. Não tem como não gostar.

Eu explorei um pouco de Valpolicella esse ano e adorei. Volto com certeza.

E amanhã tem o último do Top5 de 2012.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>