Terre Dolcetto d Alba 2012 – o amigo da Bracciola

Aqui no Brasil o mercado de vinhos tem algumas características como ter muitos rótulos (mais de 20 mil diferentes) e boa parte ser do Chile e Argentina. E o meu consumo segue proporcionalmente a quantidade de rótulos de cada país. Ou seja, acabo bebendo muito mais vinhos da Argentina e Chile do que de outros países como a Itália. Lembro-me da última vez que bebi um Dolcetto d’Alba e faz um bom tempo.

Mas para minha felicidade apareceu uma nova oportunidade de provar outro, que é esse Terre Dolcetto d’Alba 2012, que acaba de chegar no portfólio da La Pastina. E para comemorar, eu preparei um prato bem bacana que eu gosto muito, a bracciola.

dolcettoO Dolcetto d’Alba é feito com a uva de mesmo nome, na região de Alba, no Piemonte. De lá saem vinhos macios, relativamente leves (se comparados com outros como o Barolo, por exemplo) e muito interessantes.

Esse me agradou muito. Bastante aroma de fruta com destaque claro para a cereja e na boca um corpo médio que junto com uma ótima acidez, me fez sempre querer mais um gole. É daqueles vinhos que a gente vai bebendo e praticamente nem percebe que a garrafa está indo embora.

A harmonização deu certo. Minha bracciola estava até bem temperada, com algumas especiarias do mediterrâneo e foi super bem, principalmente por conta do molho de tomate. Antes eu provei com um queijo Prima Dona e também deu muito certo. Harmonizações recomendadas!

Esse custa em torno de 75 reais em empórios. No EAT tem.

Um abraço

Daniel Perches


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *