Terre Dolcetto d Alba 2012 – o amigo da Bracciola

piemonte

Aqui no Brasil o mercado de vinhos tem algumas características como ter muitos rótulos (mais de 20 mil diferentes) e boa parte ser do Chile e Argentina. E o meu consumo segue proporcionalmente a quantidade de rótulos de cada país. Ou seja, acabo bebendo muito mais vinhos da Argentina e Chile do que de outros países como a Itália. Lembro-me da última vez que bebi um Dolcetto d’Alba e faz um bom tempo.

Mas para minha felicidade apareceu uma nova oportunidade de provar outro, que é esse Terre Dolcetto d’Alba 2012, que acaba de chegar no portfólio da La Pastina. E para comemorar, eu preparei um prato bem bacana que eu gosto muito, a bracciola.

dolcettoO Dolcetto d’Alba é feito com a uva de mesmo nome, na região de Alba, no Piemonte. De lá saem vinhos macios, relativamente leves (se comparados com outros como o Barolo, por exemplo) e muito interessantes.

Esse me agradou muito. Bastante aroma de fruta com destaque claro para a cereja e na boca um corpo médio que junto com uma ótima acidez, me fez sempre querer mais um gole. É daqueles vinhos que a gente vai bebendo e praticamente nem percebe que a garrafa está indo embora.

A harmonização deu certo. Minha bracciola estava até bem temperada, com algumas especiarias do mediterrâneo e foi super bem, principalmente por conta do molho de tomate. Antes eu provei com um queijo Prima Dona e também deu muito certo. Harmonizações recomendadas!

Esse custa em torno de 75 reais em empórios. No EAT tem.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>