Teodosio Aglianico del Vulture 2013

Provando vinhos italianos de regiões menos conhecidas, me deparei com esse que vem da Basilicata, que fica ao lado da Puglia, no “solado da bota”, para melhor referência geográfica.

O Teodosio é um vinho que vem carregado de história. Produzido na única Denominação de Origem Controlada da Basilicata, fica próxima ao vulcão Vulture. A propriedade se beneficia da herança deixada pelo vulcão e possui 8 cavernas seculares escavadas em meio a lava petrificada que, naturalmente, mantém a temperatura e umidade ideais para o amadurecimento do vinho. Essas cavernas foram abertas por refugiados albaneses no século XV que fugiam da pressão turca.

É um vinho versátil, que tem aromas de frutas vermelhas em geléia bem presentes, mesclado com um toque de ervas e vegetação. Na boca a sua acidez é super equilibrada, deixando o vinho ser um parceiro e tanto para aquelas massas típicas italianas, com bastante molho e uma carne bem temperada.

Esse é importado pela Belle Cave e custa em torno de R$ 150,00.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>