Squarano Valpolicella Classico Superiore 2006 – um dos melhores que eu provei na Itália

Estive na Itália em Setembro deste ano, na região de Valpolicella. Lá pude conhecer alguns produtores e provar alguns vinhos. É por lá que se faz o tão famoso Amarone, que dispensa maiores apresentações. É difícil encontrar um Amarone ruim e o que me impede de beber mais desse tipo de vinho é só o preço, que realmente não é nada fácil de pagar.

Mas as minhas maiores surpresas vieram não dos vinhos tops, mas dos mais básicos, que são os Valpolicella Classico e os Ripassos. Esses, com preços mais acessíveis, são excelentes vinhos e que eu tenho a impressão que não são muito consumidos aqui no Brasil, talvez por desconhecimento.

E o Squarano 2006, da Marchesi Fumanelli, foi um dos que eu bebi lá e trouxe uma garrafa para beber novamente aqui no Brasil. Foi um dos Valpolicella Classico Superiore que eu mais gostei de todos os que eu provei. Esse é feito com a uva Corvina e tem uns aromas de frutas vermelhas bem potentes, misturados com um toque de madeira molhada.

É daqueles que encaram um bom molho ácido (deve ser um excelente amigo do molho de tomate), queijos e carnes. Eu provei esse vinho em um happy hour na minha casa, só com alguns queijos e ele ficou excelente com o parmesão. É uma pena que no dia eu não tinha mais nada para testar o Squarano, mas acho que ele aguentaria.

Esse me parece que ainda não está no Brasil, mas se vier, vale a pena ficar atento. E se você for à Itália e se deparar com ele, prove. Acho que não vai se arrepender.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>