Só é champagne se for da região de Champagne. Agora é oficial!

“Só é champagne se for da região de Champagne”. Para quem acompanha o meu blog ou lê um pouco sobre vinho sabe que a gente fala muito sobre isso, afinal de contas há muita confusão em relação ao nome. Para muitos, se tem bolhas é champagne. E não é bem assim. Champagne é uma região ao norte da França que dá nome ao espumante feito lá. Ou seja, para ser champagne, tem que ser feito lá na França e na região de Champagne (sim, porque a França faz espumantes em diversas outras regiões).

E no último dia 18 de abril eu estive na casa do Consul da França no Brasil (aliás, belíssima casa) para uma cerimônia de entrega do certificado de registro da denominação de origem. Ou seja, o Brasil agora oficialmente reconhece essa palavra como sendo de uma região francesa. Por consequencia não permite mais que espumantes brasileiros tenham isso escrito em seus rótulos. É, meus amigos, acreditem, pois tem produtor aí fazendo espumante e mandando bala no nome champagne no rótulo. Estratégia sórdida e para mim pouco ética para ganhar consumidores, mas enfim, o que importa é que agora está tudo certo. Só champagne de verdade por aqui.

Neste dia pude provar diversos champagnes que contarei em breve por aqui e comer muito bem, com um buffet do Erick Jacquin (quem ainda não conhece esse francês bravo mas que cozinha como ninguém deve ir ao seu restaurante e vai se deliciar).

Parabéns ao Comitê de Champagne no Brasil, que é representado pela simpática Sophie Lechevalier e ao INPI que trabalhou neste processo muito bem.

Eu comecei a celebrar naquele dia e resolvi não parar. Até o dia de escrever esse post já abri mais duas garrafas e acho que vou continuar nesta levada, porque como sempre admito, se eu tivesse que escolher só um vinho dentre todos, seria com certeza champagne.

Veja mais sobre Champagne no site oficial deles – www.champagne.com

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

2 Comentários

  1. 2

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>