Salton Gamay 2012 – Comece por ele

Nos últimos tempos eu tenho provado bastante vinho bem concentrado, daqueles que “pintam o dente”, sabe? Não é nada proposital e não mudei meu gosto e só bebo esse tipo de vinho agora. É simplesmente uma questão de circunstância.

Até que ontem me caiu nas mãos o Salton Gamay 2012, com um rótulo bonito e muito chamativo, como sempre (eles mudam a cada ano). Dessa vez foi um passarinho desenhado pelo artista Gustavo Rosa, que eu achei muito legal.

A uva Gamay, para os mais desavisados, é uma uva que produz vinhos mais leves e frutados. É a uva oficial da região de Beuajolais e você já deve ter ouvido falar no Beaujolais Nouveau, que é o primeiro vinho que sai a cada ano, pois ele é produzido para ser consumido praticamente de imediato (ou seja, não vale a pena guardar esse vinho, pois ele não é feito para envelhecer). Pois bem, resolvi provar esse Gamay feito lá nas dependências da Salton, em Tuiuty, um lugar muito bacana que eu já tive o prazer de visitar algumas vezes e sempre que chego, antes de entrar, eu páro por 10 segundos na frente da vinícola para apreciar o silêncio e a paz que reina por lá. É uma delícia ficar “ouvindo o silêncio” que paira em volta da Salton.

Mas, saudosismos à parte, falemos do vinho: esse gamay, como era esperado, é um vinho leve, fácil de beber, totalmente descomplicado. Tem aromas de frutas vermelhas lembrando morango. Na boca continua leve e o legal é beber ele um pouco mais gelado do que o habitual dos tintos, chegando até a uns 10 graus sem problemas. Um verdadeiro aperitivo. Se for colocá-lo em meio a outros vinhos tintos, é legal sempre começar por ele, pela sua leveza.

Bebi esse vinho em casa, depois de um dia cheio de trabalho. Garrafa aberta, papo rolando e quando percebi, o vinho tinha acabado. Gamay bom é assim, é para acompanhar uma boa conversa.

E depois que eu vi os preços dos Beaujolais Nouveau que chegaram ao mercado recentemente, girando em torno dos 80 reais, eu fiquei ainda mais contente em saber que esse da Salton custa em torno de 20 reais. Passei a gostar ainda mais do vinho. Esse só vende no site da Salton.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

3 Comentários

  1. 1
  2. 2

    Tenho problemas com acidez e já tomei um vinho portugues tinto que no rotulo especificava – baixo teor de tanino, e tive o prazer de tomar sem problemas. Qual a indicação da Salton.

  3. 3

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>