Rosso di San Gimignano DOC Sottobosco 2004

Mais um daqueles vinhos que estavam habitando a minha adega e pedindo para serem abertos. E eu relutando, sempre procurando uma melhor ocasião.

Mas com o frio que estava fazendo em São Paulo, resolvi fazer uma boa lasagna à bolognesa, que é um prato que eu adoro, mas que nem sempre dá pra fazer, não só pelo peso do prato mas também porque por mais que se faça pouco, qualquer pacote pequeno de massa, para um casal, sobra.

Bem, mas resolvi fazer mesmo assim e achei então a oportunidade para abrir o meu Rosso di San Gimignano DOC Sottobosco, que foi comprado na Vinea há algum tempo.

Esse é um vinho produzido na Toscana, composto por Sangiovese, Cabernet Sauvignon e Syrah. Um belo corte, diga-se de passagem.

O vinho apresentou uma coloração rubi com reflexos granada, mostrando já a sua “média” idade. No nariz, uma explosão de belíssimos aromas, passando por toques de frutas passas, damasco seco, geléias. Mais um tempo em taça e surgiram aromas mais evoluídos como caixa de charutos e até um toque de chocolate.

Em boca, muita maciez, taninos em ótima forma, nenhum amargor e final longo. Um belíssimo vinho, que sem dúvida ficou melhor ainda com comida, mas que na verdade eu queria mesmo era degustá-lo sozinho, para poder aproveitar melhor.

Se você aprecia um bom vinho italiano, essa é uma belíssima pedida.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>