Categorized | 2006, Brasil, Cabernet Sauvignon

Roncoferraro Cabernet Sauvignon 2006

Roncoferraro Cabernet Sauvignon 2006

Escrevo sobre esse vinho diretamente de Flores da Cunha-RS, onde estou fazendo um curso (assunto para outro post). No hotel onde estou, a carta, diminuta, apresenta somente 2 rótulos. Boscato e o Roncoferraro.

Como eu já conheço os vinhos da Boscato – e comentarei mais sobre eles em breve – eu resolvi provar o Roncoferraro.

Produzido pela Vinícola Bassanesi, é uma incursão pelo mundo dos vinhos finos. Tradicionais produtores de vinho de mesa, resolveram colocaram no mercado esse rótulo para marcar a entrada no trabalho de varietais, trabalhando com Cabernet Sauvignon e Merlot. Provei então o Cabernet Sauvignon.

O vinho apresentou uma coloração rubi, denotando a jovialidade do vinho, porém com corpo leve e alguma transparência.

No nariz aromas de frutas vermelhas, algum vegetal e um leve toque adocicado no final. Em boca, mostrou uma alta acidez e uma boa tanicidade. Sobrou um pouco de amargor no final, mas nada que incomodasse.

roncoferraroÉ sem dúvida um ótimo início para o pessoal da Bassanesi. O vinho tem grande potencial de ser um ótimo vinho nacional e apesar de não conhecer a vinícola, pelo que conversei com alguns amigos por aqui, acredito que eles tenham plena capacidade de fazer o Roncoferraro melhorar a cada safra produzida.

Não tenho informações sobre distribuição, mas se alguém tiver interesse, busco mais detalhes e publico.

Abraços

Daniel Perches

Este post foi escrito por:

- que já publicou 1297 posts no Vinhos de Corte.


Entre em contato com o autor

9 Responses to “Roncoferraro Cabernet Sauvignon 2006”

  1. Talise disse:

    Oi Daniel.. dei uma passadinha por aqui e gostei muito!!
    abraços

  2. Oi Talise, que bom que gostou. É um prazer ter uma colega aqui visitando o blog. Se tiver dicas, pode mandar, por favor.
    Um abraço
    Daniel

  3. Paulo disse:

    Olá,

    Se vc está em Flores da Cunha procure o Selezione Giobatta Cabernet Sauvignon. O vinho é bom.

    Sds

  4. Oi Paulo. Estou por aqui sim e amanhã eu terei um tempo livre. Vou procurar. Outro que eu vou visitar é o Maximo Boschi. Conhece?
    Abraços
    Daniel

  5. Paulo disse:

    Daniel,

    Este eu não provei, não poderia te indicar. O Giobatta é da GBM Vinhos. Outra dica, que eu já postei no Twitter, é o Giacomin Reserva Cabernet Sauvignon. Dá para garimpar muito vinho interessante por aí.

    Bom passeio

  6. Paulo disse:

    Olá Daniel,

    Acompanho há algum tempo seu blog. Sou Gaúcho, e conheço razoavelmente bem a Serra Gaúcha e arredores. Como vc está na “área”, estou me manifestando.

    Em Flores da Cunha, algumas vinícolas deixam a desejar. Não me chamaram atenção vinhos da Valdemiz, apesar de sua loja na entrada da cidade. Só o Moscatel é razoável.
    Fato curioso:
    Provei um Carmenère da Serra Gaúcha !! Estranho, não ?
    Como experiêcia vale. É o Casa da Amaro Reserva Carmenère, aí de Flores da Cunha, da Sulvin.
    Nada que se compare a qualquer Chileno, mas como frizei, vale experimentar, para comparação.

    Sds

  7. Olá Paulo. Obrigado por acompanhar o blog.
    Você tem me dado boas dicas. Hoje (domingo) é meu último dia aqui e vou visitar algumas vinícolas e vou ver se consigo passar lá pra conhecer esse Carmenere.
    Aproveitando, eu ganhei um presente fantástico aqui. Uma produtora me deu um vinho feito com a uva Peverella, você conhece? EU vou provar muito em breve, porque me pareceu fantástico!
    Abraços
    Daniel

  8. Paulo disse:

    Oi Daniel,

    Não te esquece de passar nos Irmãos Bettú em Garibaldi, se é que vc ainda não conhece.

    Esta casta (Perevella), é um grande novidade para mim. Nem sabia da existência. Tá que nem aqueles nomes das uvas Portuguesas !!!!

    Sds

  9. Eu já ouvi falar dos Irmãos Bettú mas não conheço. Já está na minha lista também.
    A Peverella é uma uva que foi plantada aqui no Brasil há muitos anos e depois vou retirada para o plantio de outras (o Chardonnay foi um dos responsáveis). Alguns produtores estão mantendo alguns parreirais para tentar resgatar. Esse vinho que eu te falei é de um parreiral de mais de 70 anos! Em breve eu vou contar mais sobre a história e claro, sobre o vinho. Eu te mantenho informado, mas se quiser buscar aqui na região vai encontrar alguns varietais.
    Abs
    Daniel

Trackbacks/Pingbacks


Poste seu comentário

Instagram

  • Blá blá blá colheita
  • Play it again, Johnny!
  • Let's take a ride
  • Sauvignon Blanc respect!
  • Good wine from Sonoma
  • Sonoma style
  • Um bom Pinot para o almoço. Sonoma style
  • Pinot Noir, Baby!
  • Don't touch me, boy!
  • Light? Claro!
  • Want some coffee?
  • Guardião do Chateau Montelena. Estava no meio da rua, brigando com os carros
  • Lift my arm and say hello!
  • Vinho inusitado, sem safra e com muitas uvas. Intrigante
  • Fico imaginando a conversa pra convencer o cara a fazer o teste...
  • Sim, porque Napa não é só Zinfandel e Cabernet Sauvignon
  • Descobri porque tudo aqui tem bacon!
  • Café? Escolha o seu sabor, senhor!
  • Hello, darling!
  • Bubbles, baby!

Twitter

Add to Google  http://www.wikio.com Bloggers - Meet Millions of Bloggers