Rolha manchada é sinal de vinho estragado?

rolha_vazando

Você já foi abrir um vinho e quando tirou a cápsula, viu que a rolha estava completamente manchada? Isso mostra claramente que vazou vinho por ali. E se vazou vinho, é porque tinha alguma coisa errada, pois não deveria acontecer.

E aconteceu comigo já algumas vezes, mas recentemente fui beber um vinho (o Invasor – veja post sobre ele aqui) e a rolha é a da foto acima. Resolvi então contar para vocês porque não é o primeiro vinho que eu abro nessas condições e ele está bom.

Como eu disse, alguma coisa aconteceu e nesse caso foi o vazamento provavelmente por conta da qualidade da rolha ou até mesmo por calor. Mas não quer dizer que isso tenha condenado o vinho.

Por sorte eu já conhecia esse e lembrava bem, então dava até para saber se o vinho não estava estragado mas tinha sido deteriorado.

Para minha sorte, bebi a garrafa inteira e fiquei bem contente. E só reforçou a questão de que “rolha manchada PODE ser sinal de vinho estragado, mas não é SEMPRE.”

O importante é testar sempre. E sem preconceitos.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>