Ripasso Mara 2009 – a democratização do Ripasso

Vinhos Ripasso são um pouco desconhecidos por aqui. Os Ripasso são feitos na região do Vêneto e se aproveitam das barricas dos Amarones para ganhar complexidade. Em um grande resumo, é feita uma nova fermentação dos vinhos da mesma safra (ou até de safras anteriores) nas cascas das uvas do Amarone Clássico. Com esse processo o Ripasso ganha qualidade, complexidade e um pouquinho de álcool a mais também.

Infelizmente não são vinhos baratos e como a oferta de outros vinhos é bem grande por aqui, a gente acaba preferindo outras regiões ou até mesmo investindo um pouco mais e comprando um Amarone, mas conhecer esse tipo de vinho é algo muito prazeroso e pode ser surpreendente.

Pensando nisso, a Max Brands trouxe um novo vinho para o seu portfólio, do renomado produtor Cesari. É o Ripasso Mara Valpolicella Superiore DOC 2009, um vinho feito com 75% de Corivna, 20% de Rondinella e 5% de Molinara (as 3 uvas que são usadas no Amarone).

Um vinho muito interessante, que tem toques de frutas bem maduras e adocicadas, cacau e leve torrefação. Na boca tem bons taninos e o seu álcool aparece um pouco, mas que se resolve muito bem com a comida. Tem um final longo e muito fino, deixando aquela vontade de beber mais um gole.

E como a proposta é “democratizar” o Ripasso, a Max Brands está vendendo esse vinho a R$ 130. Se considerarmos os preços dos outros Ripassos no mercado e a qualidade desse vinho, realmente é uma bela compra. Sem dúvida vale a pena conhecer. O problema é apaixonar-se pelo estilo do vinho e depois não querer mais parar de beber Ripasso, Amarone, etc.

Para saber mais sobre os vinhos, acesse o site da Max Brands.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Um comentário

  1. 1

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>