Ripassa Valpolicella Superiore DOC 2008

zenato_header

Depois que eu estive na região do Veneto, de onde vêm os Valpolicella, Ripasso e Amarones, eu confesso que eu me apaixonei tanto pelo lugar quanto pelos vinhos produzidos por lá. A região é muito bonita, daquelas que parecem paisagem de filme.

E os vinhos então, nem se fala. Os Amarones são potentes, encorpados, daqueles que pedem para você beber devagar, apreciando a comida. Os Ripassos foram os que mais me impressionaram pela sua qualidade e preço mais acessível e os Valpolicella me mostraram que a gente ainda precisa de vinhos melhores dessa categoria aqui no Brasil.

ripassa_2009Aí teve uma degustação para eleger os Top5 do Encontro de Vinhos de Campinas e o Ripassa Valpolicella Superiore DOC 2008 ficou em 4o lugar, atrás de grandes vinhos.

Quando eu vi esse resultado eu fui atrás do vinho, porque eu queria provar de novo com calma. Um bom Ripasso, na faixa dos 150 reais, é um bom achado. Não que seja um preço espetacular, mas entre um mais ou menos e um muito bom, é claro que eu prefiro o segundo, não é?

Provei de novo o vinho e ele é realmente muito bom. O Ripasso em geral tem que ter estrutura e ter aquele toquezinho de Amarone (afinal de contas, para fazer ele o pessoal coloca o vinho nas barricas onde estava o Amarone) e esse tem isso e muito mais. É um vinho bem complexo e com uma ótima acidez. Isso faz com que o vinho não seja tão pesado. No nariz tem aquele toque de frutas passas, chocolate e um pouco de defumado e na boca é bem fresco, mas tem muita estrutura ao mesmo tempo.

Com uma carne mais gordurosa ou um prato como uma polenta com ossobuco por exemplo, ele fica fantástico. É tiro e queda!

Esse é importado pela World Wine.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>