Ribeiro Santo Encruzado 2015

ribeiro_Santo_header

Parece que as tais “saladas de bacalhau” estão em moda agora. A gente encontra em diversos hortifrutis e também em supermercados. A ideia é simples: bacalhau desfiado, temperado, com pimentões, azeitonas, tomates e alguns condimentos.

Acho uma delícia e compro sempre, pois serve como um excelente aperitivo e muitas vezes, como aquele jantar mais “light”, se acompanhado de umas folhas.

ribeiro_santo_encruzadoE para acompanhar essa tal salada de bacalhau, eu provei o Ribeiro Santo Encruzado 2015 e fiquei impressionado como ele casou bem. Eu estava até na dúvida se abria um espumante ou esse branco e achei que me arrependeria de não abrir o meu borbulhante, mas no final, foi realmente algo surpreendente.

É um vinho que tem um toque cítrico que contrasta um pouco com algo levemente amanteigado, mas nada demais, nada para enjoar. Aliás, é vinho para beber numa sentada, num dia de calor. É daqueles que vai ficando melhor a cada gole, ao ponto de você ficar chateado quando acaba.

O enólogo que faz esse vinho é o Carlos Lucas, conhecido produtor português que usa muito bem a principal casta branca do Dão, mostrando um vinho com verdadeira tipicidade.

Esse vem pela Winebrands, que vende pelo site ou se preferir, em algum restaurante ou loja especializada.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>