Restaurante Pecorino – embutidos, massas e vinhos secretos

Pecorino é nome de queijo e nome de uma uva (pouco conhecida, é verdade), mas é também nome de restaurante. Com uma fachada bonita e uma varanda convidativa para um almoço ao ar livre nos dias mais quentes, o Pecorino da Vila Nova Conceição é um belo restaurante.

Estive lá para conhecer os “novos queridinhos do cardápio”, os embutidos. Com consultoria do meu amigo Breno Raigorodsky, que conhece tudo sobre o assunto (e é autor de “Embutidos: da sobrevivência à gastronomia”), eles foram atrás de iguarias produzidas artesanalmente, que tenho certeza que vão agradar até os mais exigentes.

Diavoletti (picante, de formato pequeno) da Frigor Cinque, linguiça picante e cantimpalo com páprica (receita espanhola), da Pirineus e linguiça com erva-doce da Italianinha (padaria centenária do Bixiga que faz o próprio embutido) são as opções para a diversão do pessoal.

Tentamos harmonizar com um vinho tinto italiano, mas não estava dando certo. Aí não tivemos dúvida: partimos para um vinho branco, que teria que ser com a uva Pecorino (bebendo um Pecorino no restaurante Pecorino). Vinho complexo, com toques de frutas e na boca lembrando toques de chocolate branco. Acidez na medida para aguentar os embutidos, fazendo um par perfeito.

Depois das entradas, para os mais fortes tem muita coisa boa. Eu estava em dúvida em relação a diversos pratos, mas o Fusilli com Braciole piscou pra mim muito forte e eu não resisti. E não poderia ter escolhido melhor. Massa ao ponto e carne muito bem temperada, servidos numa porção generosa, com um toque de queijo pecorino (claro) por cima.

Mas como o vinho tinha acabado (sim, ele vai embora muito rápido com os embutidos), o jeito foi provar essa jóia da casa, que só tem lá. Se quiser beber esse vinho aí ao lado, só indo ao Pecorino e dando sorte de encontrar estoque. É quase secreto! A combinação não poderia ser melhor, pois o vinho também precisava ter potência e jovialidade para suportar tanta força do prato. Suportou e deu show.

Gostei do Pecorino. Bons embutidos, comida de primeira e pra quem tiver espaço no estômago, um pudim maravilhoso pra fechar o dia.

Ah, se esquecer seus óculos, fique tranquilo. Quando receber o cardápio, vai saber do que estou falando. Eles devem estar concorrendo na categoria “maior cardápio do mundo”. O menu vem numa folha tão grande que dá pra ver de longe.

Pecorino Bar e Trattoria
Vila Nova Conceição – R.  Domingos Leme, 687 (esquina com Baltazar da Veiga).
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, 11h a 0h. Fins de semana e feriados, das 9h à 1h.

Jardins – Al. Joaquim Eugênio de Lima, 1.706. Tel. (11) 2339 2887
Horário de funcionamento: segunda a quinta, 12h às 15h e 19h a 0h. Sextas, 12h às 15 e 19h à 1h. Sábados 12h às 17 e 19h a 0h. Domingos, 12h às 17h.

www.pecorino.com.br  – Twitter: @pecorinoBT

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>