Quinta dos Murças Porto Tawny 10 anos

Mais uma bela surpresa do dia em que estive no evento da Qualimpor e de novo, da Quinta dos Murças. Dessa vez foi o vinho do Porto que eles fazem, que é um Tawny 10 anos.

Vinhos do Porto me atraem bastante, apesar de eu beber relativamente pouco. Gosto de ver a complexidade que eles conseguem atingir e como é possível fazer vinhos tão diferentes um do outro. Eu gostaria de passar um tempo bebendo só vinho do Porto pra poder conhecer um pouco mais sobre esse mundo.

E o Quinta dos Murças Porto Tawny 10 anos, como falei, me encantou. Ele é feito com as uvas Tinta Amarela, Tinta Roriz, Tinta Barroca e Tinto Cão e depois de produzido, fermentado e adicionada a aguardente vínica, ele ficou 10 anos descansando. Isso trouxe pra ele uma cor âmbar (aquele amarelo meio amarronzado) de tonalidade leve. Trouxe também uma grande complexidade de aromas, que passa por frutos secos, toques de baunilha e de um leve defumado.

Me pareceu um vinho muito gastronômico e eu fui testar. Provei com um queijo parmesão e não é que deu certo? Mas acredito que vá até melhor com uma torta santiago ou até mesmo um bolo de nozes. Que tal? Me diz se não daria pra viver com isso por um bom tempo?

Depois dessa, virei fã da Quinta dos Murças. Os caras estão mandando muito bem. Veja também o Quinta dos Murças Reserva Tinto 2008, que eu provei e me encantei.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>