Quinta do Serrado Touriga Nacional 2008, premiado no Encontro de Vinhos #cbe

Hoje é dia da Mentira. Mas é dia também de falar sobre o vinho escolhido para o tema do mês da CBE, a Confraria Brasileira de Enoblogs. A idéia surgiu em 2007 (é, faz tempo) e todo mês um dos confrades escolhe um tema e nós vamos em busca de um vinho para provar. Cada um em sua casa, no seu tempo, da sua forma. A idéia é postarmos todos no dia 01, então estou eu aqui com o meu Quinta do Serrado Touriga Nacional 2008.

Neste mês o tema ficou a cargo do Maykel Campos, do blog Vinho por 2. Ele propôs que provássemos um vinho feito com essa uva, a Touriga Nacional, de qualquer região, país, etc.

quinta_do_serrado_touriga_nacionalAí eu me lembrei de ter provado esse vinho no Encontro de Vinhos do Rio de Janeiro 2013, logo depois de terminado o juri do Top5 e ter achado ele realmente muito interessante. É um vinho bastante complexo e que mostrou-se daqueles que aguentam o tempo. Eu provei ele depois de ter ficado horas aberto e quando coloquei em minha taça estava fantástico, com aromas de frutas negras e um toque de chocolate interessante. Senti um pouco de álcool sobrando, mas nada de ruim.

Na boca é melhor ainda, com muita potência e taninos realmente fortes e que aguentarão ainda muitos anos em garrafa, para aqueles que preferem vinhos mais evoluídos.

Excelente representante do Dão, mas que precisa de uma boa comida junto. E pode ser daquelas bem fortes de Portugal mesmo, sem medo. Beber ele sozinho vai ser no mínimo “trabalhoso”. Para quem gosta de vinhos portugueses mais estruturados, esse manda bem.

Esse vinho veio para o Encontro de Vinhos pela Serrado Vinhos, é importado pela FTP e ficou em 3o lugar no Top5.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>