Prova Regia Arinto 2010 – Vinho Português branco bom e barato

Não é só de tintos que vivem os vinhos portugueses. Há muitos vinhos brancos interessantes. E se você só pensa em Vinho Verde quando lembra dos brancos portugueses, vale a pena ir um pouco além, pois todas as regiões produtoras têm bons exemplares que merecem uma atenção. A mesma diversidade de tipos entre os tintos praticamente se repete entre os brancos.

Mas eu sei que não é tão fácil encontrá-los, até pela pouca oferta no mercado. Então quando encontro, acho que merece destaque e guardo inclusive no meu caderno de favoritos, para poder comprar depois.

O Prova Regia é um deles. Feito 100% com a Arinto, essa uva típica de Portugal e que é produzido na região de Lisboa, que faz vinhos interessantes pelo seu frescor.

No nariz tem bastante aroma de frutas brancas, com toques de maracujá e até um pouco de flores, mas é na boca que ele se destaca, com uma boa acidez que “lava” a boca deixando uma sensação gostosa, pedindo o próximo gole.

Pra acompanhar saladas, um peixe grelhado ou até um atum vai muito bem. Se você quiser usar como um aperitivo, pra receber os amigos e preparar o paladar para os próximos vinhos, é uma excelente idéia também.

Custando aproximadamente 40 reais (na TodoVino), você pode comprar um bom vinho português, sem gastar muito e agradar os amigos.

Depois me diga se não é uma boa idéia.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

5 Comentários

  1. 1

    Caro Daniel,

    Muito obrigada pelo seu simpatico post.
    Apenas uma correção: Prova Régia provém da região de Lisboa ( Bucelas) e não das Beiras:)

  2. 2
  3. 3

    Vinho pouco conhecido, uma excelente opção frente aos s.blanc, riesling, p.gris. Gelado, proporciona uma explosão de frescor na boca devido sua alma verde, cítrica, sem acidez. Uma boa escolha para um almoço num dia de sol…hummm

  4. 4

    Gostaria de saber onde posso comprar o vinho branco portugues
    Prova Régia.
    Obrigada

  5. 5

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>