Porto Poças, pra quem gosta de Vinho do Porto

O Vinho do Porto é um vinho especial em vários sentidos. E eu estou falando sobre algo que vai além da forma de vinificação (e se você tem dúvida, o vinho do porto nada mais é do que um vinho fortificado com aguardente vínica).

No vinho do Porto tem magia, tem história. E foi com um pouco de história que eu conheci os vinhos Porto Poças. A Poças é uma das últimas casas de vinho daquela região que é comandada por uma família portuguesa desde o seu início. A maioria é de grupos internacionais e muitos, com nomes ingleses, são grandes potências no mundo do vinho.

História boa e vinho bom. Gostei dos vinhos do Poças, com destaque para o 10 years old, que eu achei bem equilibrado e complexo, daqueles que dá vontade de beber devagarinho, apreciando com calma cada gole. Vejam os que eu provei:

Porto Poças White
Aroma seco, com um toque de álcool a mais, frutas lembrando damasco seco. Na boca o álcool não incomodou e tinha um final médio e um pouco quente, mas foi muito bem como Portônica. O produtor sugeriu também ser bebido só com gelo, o que me pareceu uma idéia boa para diluir um pouco o vinho, para quem não gosta daquele sabor tão concentrado. Acompanha bem peixe defumado e sorvete de baunilha.
Preço médio: 46,90

Porto Poças Tawny
Passa pelo menos 3 anos em barricas. Procura ser menos concentrado que o Ruby. O produtor faz esse vinho para que seja algo “amigável”, leve e fácil de beber. Acho que conseguiu.
Cor bem leve e clara. Aromas de frutas vermelhas em calda, em especial o morango. Não tem muito corpo e é bem redondo na boca. Bom final, que tem o álcool marcado, mas nada agressivo. O toque de fruta fica na boca, bem agradável. Para sobremesas à base de caramelo e bolos.
Preço médio: 46,90

Porto Poças Ruby
Bem mais escuro que o Tawny e com toques mais complexos. Bem potente na boca, lembrando de novo as frutas. Pra quem gosta daqueles vinhos do porto bem parrudos.
Preço médio: 46,90

Porto Poças 10 years old
Como eu disse, foi o melhor pra mim. Elegante, com toques tostados, maltados. Na boca não é muito quente e é bem frutado, taninos se abrindo de forma devagar, mostrando a sua qualidade. Álcool bem integrado. Vai bem com sobremesas que tenham calda de caramelo, creme brulée.
Preço médio: 99,00

Porto Poças LBV 2006
Ainda está jovem e precisa de tempo na garrafa. Muito intenso, potente, forte. Chocolate, frutas negras. Me lembrou aqueles Malbecs bem potentes, até com um toque floral. Na boca os taninos ainda aparecem e mostram que está muito novo.
Preço médio: 71,00

Porto Poças Vintage 2007
O top da vinícola. Esse está realmente muito jovem e precisa de tempo, pois será um grande vinho (ou melhor, maior ainda, pois já é). Aromas potentes, mas ainda fechados. Denso na boca, com muito corpo, boa acidez.
Preço médio: 250,00
Gostei da idéia do produtor de harmonizar o 10 years old com sobremesas de caramelo. Vou tentar fazer isso em casa. Os vinhos da Porto Poças são importados pela Brown-Forman no Brasil.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>