Por dentro da Champagne Laurent-Perrier

laurent_perrier_header

Na minha visita à região de Champagne, organizada pela CIVC (Comissão interprofissional dos Viticultores de Champagne) em Fevereiro/2014 eu fui a várias casas por lá, mas uma das mais esperadas foi sem dúvida a Laurent-Perrier. Antes de ir lá eu tinha provado só um de seus cuvées e gostado bastante, além de ter ouvido falar bastante sobre o Grande Siècle, um de seus top cuvées e bastante aclamado pela mídia e pelos conhecedores.

Como uma boa casa de Champagne, a Laurent-Perrier tem uma boa história que vem de séculos atrás, envolvendo muito trabalho árduo  por muitos anos até chegarem onde estão.

Hoje eles são uma potencia, fazendo 2 milhões de garrafas por ano, com instalações modernas contrastando com as caves centenárias. Há alguns anos abriu seu capital, mas manteve a maioria das ações com a família, que controla os negócios (que vão além de Champagne e se estendem a outras regiões).

A característica marcante deles é fazer um champagne para cada ocasião, mas sendo bem modesta na quantidade de cuvées diferentes. O Non Vintage é ótimo para se beber jovem e até com comidas mais leves ou talvez até como aperitivo. Já o Grande Siècle é um champagne mais estruturado, com uma excelente maciez, mas que vem junto com muita complexidade. Isso dá a ele um caráter muito mais gastronômico. Depois vêm os cuvées tops, que são um capítulo à parte (tanto de qualidade quanto de preço).

A Laurent-Perrier não está aberta para visitação, mas os seus champagnes podem ser encontrados no Brasil porque são importados pela Inovini e eu já vi em diversas lojas.

Provei alguns deles e gostei bastante da consistência da casa e principalmente das harmonizações que fiz com o Millésime 2004, especialmente com queijos.

Veja abaixo mais detalhes sobre cada um deles e prepare a sua mesa.

Ultra Brut
Aromas de frutas brancas com um pouco de amêndoas. Fresco, bem seco na boca. Praticamente um Nature.

Brut Non Vintage
Tem bastante Chardonnay e é o único que leva Pinot Meunier.
Feito para todos os momentos. Macio e fresco ao mesmo tempo.

grand_SiecleGrand Siècle Grande Cuvée
Maioria Chardonnay . Tudo Grand Cru. Elegante e austero. Para beber com calma e com uma boa refeição.

Cuvée Rosé
A casa fez por muito tempo um vinho tranquilo e ficou expert em maceração, então usou esse aprendizado para fazer esse rosé, que é bem elegante e charmoso ao mesmo tempo.

Vintage 2004
Metade Chardonnay e metade Pinot. Forte e bem presente ainda, mas já com as notas da idade. Merece uma refeição mais leve para acompanhar ou até mesmo ser bebida sozinha, devagar, pois ela vai se abrindo aos poucos.

 

Os Champagnes Laurent-Perrier são importados pela Inovini no Brasil.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Um comentário

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>