Pitars Refosco 2011

pitars_refosco_header

Eu sempre comento por aqui sobre como é bacana conhecer novos vinhos, novas uvas, novas regiões. Não só beber por beber (o que já seria legal também), mas poder entender melhor o que ele te traz e de quebra, estudar um pouco a região e a história, são coisas que o vinho nos traz e que valem a pena.

Pitars RefoscoE foi assim com o Pitars Refosco 2011 que eu provei recentemente. Eu já tinha bebido outros vinhos com a uva Refosco, mas como não é algo muito comum por aqui, fazia tempo que eu não tinha contato com essa casta. E foi bacana reencontrá-la.

Esse é produzido no Friuli e tem uma ótima qualidade. É um vinho que não tem aquela cor forte e intensa, mas sim uma mais leve e “calma”. No nariz tem aqueles aromas de frutas, mas o que mais me chamou a atenção foram os herbáceos e de ervas, que combinados com os primeiros, fizeram dele um vinho bem diferente.

Na boca também tem algumas particularidades, como a boa acidez e o toque herbal bem presente. Apesar de parecer “levinho”, ele é potente e pode ser harmonizado com carnes mais fortes, com aqueles molhos bem carregados, porque ele com certeza aguenta.

Esse veio para mim na seleção do mês da Winelands, o clube de vinhos que eu assino. Se você se interessar acho que dá para comprar deles diretamente, mas senão procure em uma loja especializada um vinho feito com Refosco. Vale o estudo.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>