Peverella Cattacini 2012

pepper_header

Aqui estamos nós falando de novo da Peverella. Essa uva não é muito comum no Brasil, apesar de, segundo conta a história, ter sido a primeira uva vinífera branca plantada por aqui.

Peverella é uma uva diferente, que tem casca branca mas saem umas pintinhas nela quando está madura e é de fácil cultivo. Tem até produtor achando peverella “selvagem” no meio dos seus campos, que foi deixada de lado por anos a fio, sem tratamento nenhum, e resistiu.

Eu sempre me interessei por essa uva e em um dos Encontros de Vinhos eu estava conversando com o Cattacini, o cara que produz esse vinho e ele me ofereceu essa garrafa. Cattacini é um cara bacana, daqueles simpáticos, sempre sorridente e animado e que tem uma característica interessante: ele acredita MESMO nos vinhos brasileiros. Para você ter uma ideia do que eu estou falando, ele compra uvas, vinifica em um vinícola alugada (no caso desse Peverella, foi na Salvati&Sirena) e depois rotula e vende com o seu nome. Cara arrojado, não?

cattacini_peverellaE não é que o Peverella dele é interessante? Não sei o que ele faz, mas parece que esse tem algo mais “alegre” no vinho e até um toquezinho de mais complexidade, com um pouco mais de aromas do que os outros Peverellas que eu já provei.

Na boca continua com aquele toque picante no final, que também é característica da uva, mas sem ficar muito forte, então não espante se você sentir esse toque mais “apimentado”, que na verdade é o que dá a graça para essa uva.

Como eu disse, já provei alguns Peverella e esse do Cattacini me pareceu um dos mais interessantes. Ele ainda tem uma distribuição bastante focada no Rio de Janeiro, mas se você entrar no site dele, pode ser que consiga mais infos para entrega, por exemplo.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>