Pajarete, o vinho de missa do Chile

vinho_missa

O pessoal do MOVI (Movimento dos Vinhateiros Independentes do Chile) esteve no Brasil em Novembro/2012 para apresentar seus vinhos. Os caras são irreverentes e inovadores e gostei muito do que trouxeram para provarmos.

Tinha basicamente vinho branco e tinto (mais tinto, é claro), mas de repente apareceu o tal do Pajarete, que me chamou a atenção não só pela qualidade do vinho, mas pela história que ele tem.

Pajarete foi por muito tempo o “vinho de missa” do Chile. E eles faziam com uvas brancas como a Moscatel e adicionavam uma espécie de xarope no vinho, provavelmente para deixá-lo ainda mais doce.

A vinícola Armidita resolveu produzir esse vinho, que no caso deles é feito 100% com Moscatel de colheita tardia, produzido no Atacama. Aliás, fazer Pajarete só é permitido no Atacama e em Coquimbo.

Mais do que um vinho doce, de sobremesa, é um vinho que tem história. Infelizmente ainda não está no Brasil, mas você pode ver as Notas de Degustação do Armidita Pajarete aqui

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Um comentário

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>