Os vinhos do Mediterrâneo (e a Vinisud)

vinho_mediterraneo

Estive recentemente em Montpellier, no Sul da França, para participar da feira Vinisud. Essa é uma feira enorme, com mais de 1700 expositores de países como França, Itália, Grécia, Líbano, Espanha e outros. Tudo o que está próximo do Mediterrâneo pode participar da Vinisud, mas obviamente a França liderou e o Languedoc foi responsável por uns 80% do salão todo (aliás, dos salões, pois eram vários).

Passei 3 dias provando muitos vinhos, conversando com muita gente por lá e aprendendo muito. Trouxe muita coisa legal na bagagem, e dessa vez não me refiro à mala, mas sim aos conhecimentos e alguns quero sintetizar e dividir com vocês, pois vale a pena ter em mente quando tiver contato com vinhos daquela parte do mundo:

– O Mediterrâneo é fresco e descontraído
Praticamente todos os produtores são mais descontraídos e os vinhos seguem a sua filosofia de vida. Nada de vinhos corpulentos, pesados e complexos. O negócio é aproveitar a vida. Há qualidade de sobra (por favor não confundam), mas esse estilo de vida que só eles têm é algo que realmente é passado para os líquidos e temos que aproveitar;

– Rosé da Provence é realmente o mais elegante do mundo
Dizem que não tem nada igual e eu não acreditava muito. Passei uma tarde inteira provando rosés e comprovei. Realmente é algo impressionante o que eles fazem por lá. Vale a pena provar.

– Malbec e Tannat? Venham ver o que está sendo feito por aqui
Provei vários Malbecs da região de Cahors e Tannats do Madiran, ambas regiões “berço” das uvas ícone da Argentina e Uruguai respectivamente. Encontrei algumas coisas legais, mas nada nem perto do que é feito nos países da América do Sul. Aliás, mesmo em off, alguns produtores admitiram preferir os feitos pelos Hermanos. Eu também prefiro.

– Visite a região e passe uma semana por lá
A região é linda e o povo é super bacana, tranquilo e amável. Vale a pena ir para Montpellier e depois esticar até a Espanha, de carro mesmo. Paisagens rolando o tempo todo na janela do carro é o que você vai ter de companhia.

Tem muito mais, mas eu vou contando aos poucos, conforme for falando dos produtores que eu visitei e pude conversar durante a feira. Acompanhe aqui a mande a sua opinião. Já foi para lá? Tem alguma dica de algum vinho especial da região? Me manda.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

2 Comentários

  1. 1
  2. 2

    Realmente os roses desta região são divinos.
    Consigo achar alguns rótulos por aqui, na faixa de 60-70 reais.
    Muito elegantes mesmo como disse.
    Abs

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>