Os famosos jardins da Aveleda

A Aveleda é uma das maiores e mais conhecidas vinícolas da região dos Vinhos Verdes. Os caras estão fazendo vinho há muito tempo e o mais famoso (e praticamente onipresente) é o Casal Garcia. Quem nunca bebeu ou pelo menos viu um Casal Garcia? São muitos anos exportando para o Brasil e tenho certeza que foram responsáveis pela “conversão” de muita gente para o vinho, pois é fácil de beber, bem correto e com um preço bem justo.

Visitei a vinícola e um dos pontos altos foi a ida aos jardins da propriedade. Esses jardins são famosos, pois a família proprietária é grande fã de jardins, então destinou 7 hectares de suas terras só para compor a paisagem com bela árvores e plantas praticamente do mundo inteiro.

Lá que pensaram no conceito do Follie, que dá nome ao vinho top deles, mas que também significa “algo que não tem um significado prático, mas que reflete a imaginação do artista”, como as casas bem ao estilo de histórias de fantasias. Atrações como a “Torre das Cabras” são um espetáculo à parte. Essa torre foi construída para as cabras, que a utiliza de forma inclusive bem organizada, onde o pai da família tem a suíte real, no topo da torre, onde nenhuma outra cabra entra (nem a sua esposa). Os filhos ficam no andar de baixo e tem que se comportar.

Há construções antigas, levadas de Lisboa diretamente para os jardins, para compor um cenário bucólico e que por vezes pode-se pensar que é mágico.

Gostou? Essa é visita obrigatória se for à região. E depois ainda dá para provar o famoso Casal Garcia. Eu provei. Veja abaixo.

Casal Garcia
Trajadura, Loureiro, Arinto e Azal. Faz 8,5 MM de garrafas por ano.
Um vinho correto e que retrata a tipicidade da região.

Quinta da Aveleda 2011
Loureiro, Trajadura, Alvarinho.
Produzido só com uvas da propriedade. Caráter mais floral no nariz e na boca. Também bem correto.

Aveleda Alvarinho 2011
Aromas austeros. Na boca tem um toque cítrico muito interessante. Final bem saboroso. Gastronômico.

Casal Garcia Rosé
Fácil de beber, sem grandes destaques.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>