O impacto das redes sociais no mundo do vinho


O tema é forte e está deixando muita gente preocupada. As redes sociais chegaram com força no mundo do vinho e um exemplo claro é a participação dos blogs na decisão de compra dos consumidores.

Mas a questão é muito maior, pois envolve Facebook, Twitter, Tumblr, Flickr, Picasa e muitas outras ferramentas sociais que surgem e se aprimoram a cada dia.

As marcas e os produtos estão sendo comentados todos os dias, toda hora, em todo lugar. Como entrar nessa onda? Como se relacionar e saber o que estão falando? Dá pra conter isso?

Vamos discutir tudo isso no Workshop de Mídias Sociais que está sendo promovido pelo Ibravin, no dia 03 de junho de 2011, lá no Sul. Uma iniciativa muito interessante e que terá bastante gente boa falando sobre o tema. A idéia não é fazer palestra, mas sim discutir o tema colaborativamente. Se você estiver interessado, ainda tem vaga e dá pra se inscrever. Veja abaixo a programação. Para mais informações sobre preços e condições, fale com a Morgana, através do e-mail marketing@ibravin.org.br

PROGRAMA Workshop Mídias Sociais
TEMA:O Impacto das Redes Sociais no Mercado do Vinho – Uma visão geral da ferramenta Web e das Mídias Sociais nos tempos atuais

Palestrantes:
Daniel Perches
Publicitário com foco em web, sommelier internacional e blogueiro de vinhos com matérias semanais publicadas também em coluna no Jornal Bleh!, Khoris.com, Itu.com.br; AlphalazereiCity. É organizador do evento Encontro de Vinhos e apresentador do programa “Na Estrada do Vinho”.

Alexandre Frias
Publicitário e sócio da Webcompany Agência Interativa. Criador do portal Enoblogs, que agrega mais de 280 blogueiros de vinhos no Brasil e em Portugal. Também é editor do blog Diário de Baco.
Moderador: Maurício Roloff

10h    Espaço para perguntas – via Facebook

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10h30 Tweet Break
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11h
Mídia Tradicional x Mídia Digital
As ferramentas de interatividade proporcionadas pela internet promoveram uma reviravolta no ciclo da informação. As empresas de comunicação tiveram de ampliar seus canais de difusão, inclusive recrutando leitores na apuração de notícias. O mesmo aconteceu no campo da publicidade e do marketing. Antes, as marcas eram divulgadas e buscavam clientes por meio das mídias e propagandas tradicionais. Agora, os consumidores é que buscam e avaliam as empresas nas mídias digitais interativas.
Perguntas a serem levantadas:
Como envolver os internautas na construção de uma marca? O que fazer com o feedback recebido dos usuários pelas mídias digitais? Em um mar de informações, como ancorar minha marca na credibilidade sem perder agilidade? Quais os riscos envolvidos em ignorar aquilo que se discute na internet? Como adaptar mídias de conteúdo estático para dinâmico?

Palestrantes:
Beto Gerosa

Diretor de conteúdo do portal IG e autor do Blog do Vinho
Pedro Dias Lopes
Editor-chefe de Zero Hora Online, canal digital de notícias do maior jornal da Região Sul
Leonardo Attuch
Sócio e criador do Brasil 247, primeiro jornal brasileiro desenvolvido para iPad.
Moderador: Orestes de Andradre Jr.

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12h30 Espaço para perguntas – via Facebook

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12h45 Face Lunch
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13h30 Como bombar na Web?

O crescimento das redes sociais e seu papel estratégico como porta de entrada na internet é notório. As oportunidades para as empresas se ampliam nas mesmas proporções, e as redes aumentam seu papel e oferecem novos serviços. Neste painel serão apresentados cases promocionais de sucesso, técnicas de mensuração, além de um aprofundamento nas possibilidades oferecidas pela rede.
Perguntas a serem levantadas:
Como saber sobre o que consumidores, audiência ou comunidade querem conversar? Como saber os locais frequentados por minha audiência no ambiente online?
Quais as ferramentas disponíveis para medir resultados digitais? O que fazer se a publicidade virtual em torno de minha marca é negativa? Como responder e reverter a situação? Quais minhas opções para figurar com destaque nas ferramentas de busca?
Palestrantes:
PC Dias
Sócio da Mazah Live Marketing, empresa do setor de no media sediada em Porto Alegre especializada na ativação de marcas
Fabiano Goldoni
Gerente de estratégias digitais da agência de publicidade Escala
Moderador: Alfredo Fedrizzi – Agência Escala
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15h30 Break

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16h    A inovação como estratégia na internet

Na velocidade com que as pessoas aderem à internet, surpreender os usuários vira obrigação das empresas que querem se destacar no ambiente digital. Uma das maneiras de se sobressair é fundir os conceitos de virtual e analógico, fornecendo aos usuários ferramentas úteis em seu cotidiano. Exemplos de transposição dessas barreiras são o e-commerce e o uso de dispositivos móveis na obtenção de informação.
Perguntas a serem levantadas:
Na venda de produtos e serviços, como adaptar os 4 Ps do marketing (produto, preço, praça e promoção) ao ambiente digital? Qual a importância dos dispositivos móveis na comunicação? Como vencer os limites físicos em meu negócio, atingindo o consumidor em qualquer lugar e a qualquer hora?
Modalidades inovadoras, como o e-commerce e o QR Code, não correm o risco de afugentar os usuários? Qual o caminho para conquistar a confiança do consumidor, fazendo com que ele se disponha a contratar serviços pela internet?
Palestrantes:
Anselmo Endlich
Presidente da Wine.com.br, maior loja virtual de vinhos do Brasil
Márcio Cunha
Especialista em colaboração em massa, é sócio e fundador do WineTag, rede social que conecta os amantes do vinho e que fornece informações por meio de QR Codes e dispositivos móveis

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17h30 Evento Paralelo – Wine Bar Vinhos do Brasil

O que é o Wine Bar Vinhos do Brasil?
Ao final do workshop, será realizada uma degustação online. Além da participação por meio de mensagens enviadas pelas redes sociais (Twitter, Facebook, etc.), os convidados poderão assistir através de um sistema de transmissão ao vivo (som e imagem), gerando uma maior proximidade.
Um jeito fácil de conhecer ótimos vinhos nacionais, conversando diretamente com representantes do setor.
Como Funciona?
•    O IBRAVIN define quais são os rótulos que serão degustados (critérios abaixo)
• São definidos 10 blogueiros de diferentes estados que receberão as amostras para participarem da degustação;
• A degustação será ao vivo e apresentada pelo Sommelier Cristiano Ribeiro, Conselheiro Fiscal da Federação Sommelier Internacional (FSI- Brasil);
•    A degustação é transmitida por vídeo e após será postado no Youtube; • Mesmo quem não tenha as amostras poderá participar assistindo e
comentando; •    Esta ativação será potencializada através das Redes Sociais (Facebook,
Twiter, etc..)
Critérios de Participação no Wine Bar Vinhos do Brasil:
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Serão selecionados dois vinhos, os mais bem pontuados na seleção feita para o Projeto Para Saber o Sabor dos Vinhos do Brasil, realizada pelo IBRAVIN, ABEM e FSI no dia 30 de março na Escola de Gastronomia de Flores da Cunha.
As categorias serão:
Vinho Tinto Espumante Brut


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