Nipozzano Riserva Chianti Rufina DOCG 2007

Alguns nomes no mundo do vinho são tão reconhecidos que criam até mitos. Pra mim Frescobaldi é um desses casos. Situada na Toscana, a Marchesi de Frescobaldi tem 700 anos de história. Não é à toa que fazem tão bons vinhos. E com o tempo veio também praticamente um império. Os caras têm várias propriedades em diversas regiões e fabricam milhões de litros de vinhos todos os anos.

O Nipozzano Riserva Chianti Rufina é um deles. Feito com 90% de Sangiovese e o restante de Cabernet Sauvignon, Colorino, Malvasia Nera e Merlot, é daqueles vinhos italianos que encantam.

Tem aquela cor viva mas com toques mais atijolados (até típicos da Sangiovese) na taça que deixam a gente pensando sobre o seu envelhecimento (eu chutaria que o vinho pode ficar ainda mais 10 anos). No nariz é muita fruta que se mistura com os aromas da barrica, trazendo toques de baunilha.

Na boca a sua acidez e taninos também não passam despercebidos. Seu final é daqueles que pedem mais um gole, deixando a gente sempre com água na boca.

Nem preciso comentar sobre a vocação gastronômica do vinho, não é mesmo? Mas algo a se comentar é o seu preço. Custa R$ 115,00 na Ravin. Um belíssimo valor para um vinho dessa qualidade.

Se quiser provar um bom vinho italiano, pode buscar esse. Acho que não vai se arrepender.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

4 Comentários

  1. 1

    Para quem vai para o exterior, uma boa dica e o freeshop. Comprei por US$ 20,00 mês passado no Duty de Guarulhos/SP.
    Estou esperando fazer uma bela macarronada para abrir.
    Pena que esse vc nao fez o vídeo! Todo dia entro no seu blog na espera de um novo vídeo. rs.

  2. 2

    Eduardo, esse eu provei numa degustação com o pessoal da importadora, então nem tinha como fazer vídeo, mas obrigado pela visita constante. Se tiver alguma sugestão de vinho para a avaliação, é só falar.
    Abraços
    Daniel

  3. 3

    Daniel, boa noite!

    Costumo viajar à trabalho e sempre compro algumas bebidas importadas no free shop. No dia de hoje, recebi minha irmã em casa e abri uma garrafa deste vinho “Nipozzano Riserva Chianti Rufina”, ela não tem o hábito de tomar vinho como eu e ficou enormemente encantada. De tanto que falou, paramos para procurar na internet comentários a respeito, achei teu blog e gostei bastante. Assim como, já o adicinei aos favoritos. Parabéns pelas dicas!!! Um abraço, Gisela.

  4. 4

    Oi Gisela
    Eu também gosto muito do Nipozzano. Acho um belíssimo vinho. E obrigado pela visita. Se tiver sugestões ou dicas, pode mandar.
    Abraços
    Daniel

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>