Mongeard-Mugneret Hautes-Côtes-de-Nuits 2008

Daqui a pouco eu vou ter provado praticamente toda a linha de vinhos da Mongeard-Mugneret que está no Brasil (e é importada pela Ravin). Conheci esses vinhos da Borgonha em uma viagem à França, quando visitei a vinícola e fui muito bem recebido. Lá provei os fantásticos Echezeaux e Grand Echezeaux, que eu até hoje não esqueço.

E dessa vez resolvi provar um que é de “média gama” se é que dá para falar assim. O Hautes-Côtes-de-Nuits 2008 é um vinho feito 100% com Pinot Noir, que fica 14 meses em barricas de carvalho.

mongeard_mugneret_cotes_NuitE como todos os outros deste produtor, o vinho é super delicado e eu diria que até “desafiador”, porque a cada gole você consegue encontrar um novo aroma e um novo sabor. Vai passando por frutas vermelhas, por um leve floral e toques minerais. Na boca é bem potente e com ótima acidez. O final é macio e daqueles que fica na boca por um bom tempo.

Esse vinho pede comida. Quando provei estava só com alguns queijos para acompanhar. Até deu certo, mas não foi a harmonização mais perfeita para ele. Talvez uma carne ensopada vá melhor.

Se considerar a sua qualidade e procedência, o preço me parece até dentro do esperado. Custa R$ 168 na importadora. Para quem curte um vinho da Borgonha, essa é sem dúvida uma excelente opção.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>