Lovara Merlot 2012

lovara_header

Venho provando alguns vinhos da Lovara, uma vinícola brasileira pequena que fica no Vale dos Vinhedos. Provei o Chardonnay que gostei bastante e depois o Gran Lovara, que é um bom vinho, mas não foi o meu preferido, e agora foi a vez do Merlot 2012.

Obviamente, os varietais, como é o caso deste Merlot, ficam abaixo do Gran Lovara, que é o vinho top deles e eu tinha esse e o Cabernet Sauvignon para provar. Optei por deixar o Cabernet para depois pois fazia já algum tempo que eu não provava um Merlot brasileiro. Só para contextualizar, a uva Merlot é considerada por alguns a nossa “uva ícone”, pois teve uma boa adaptação por aqui, principalmente na serra gaúcha e mais especificamente no Vale dos Vinhedos.

Lovara_merlot_2012Eu não sou muito a favor de rotular dessa forma, mas isso é um assunto que pode ser discutido em outro momento. Agora quero falar um pouco sobre esse vinho que eu gostei bastante. Segundo a descrição do produtor, o vinho não passa por madeira para preservar as características. Se isso realmente não acontece, esse Merlot é ainda melhor do que eu já tinha analisado, pois é bem macio e potente ao mesmo tempo. Tem até umas notas de chocolate e mais adocicadas, que podem sim vir da fruta (e a Merlot tem essa característica), mas em geral a gente encontra quando tem um vinho que passa por carvalho.

Mas independente de como é vinificado, o Lovara Merlot foi um dos meus preferidos até agora, de toda a linha, ganhando até do Gran Lovara. Achei que é um vinho mais autêntico, fácil de entender e de beber e muito honesto.

Pelo que pesquisei na internet, esse vinho está custando abaixo de 30 reais. Se encontrar por esse preço, sugiro que compre e prove. Dentro dessa faixa de preço ele concorre facilmente com outros um pouco mais caros.

E agora vamos para o Cabernet Sauvignon, que em breve eu provo.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>