Leyendas de Familia Reserva Chardonnay 2012

leyendas_de_familia_Header

Todo ano é assim: vai chegando o verão e eu (e alguns amigos) uso como desculpa a estação para poder beber mais vinhos brancos, rosés e espumantes. A verdade mesmo é que eu gosto mais de vinhos refrescantes e prefiro deixar aqueles mais pesadões para acompanhar comidas em jantares, ou no frio. Não que eu não beba os tintos, afinal de contas é a maioria da oferta do mercado e têm ótimos tintos frescos também.

E na verdade nem sempre dá certo isso, mas de qualquer forma, é sempre bom tentarmos. E por conta dessa idéia de vinhos de verão eu abri o Leyendas de Familia Reserva Chardonnay 2012, um vinho feito por um enólogo famoso, o Rafael Tirado, no Valle del Maule, no Chile.

leyendas_Reserva_ChardonnayEsse é um Chardonnay que passa por barrica – fica 9 meses lá antes de ser engarrafado – o que vai dar para ele uma estrutura maior, mais corpo e uns aromas mais tostados. Na boca ele também tem a consequencia da barrica, deixando um sabor de baunilha de leve ao fim, mas sem perder muita acidez. Isso foi uma decisão do enólogo, pois nem todo Chardonnay precisa passar por esse estágio por carvalho.

Há quem prefira os Chardonnays barricados para refeições, pois eles são realmente mais gastronômicos. Esse particularmente me pareceu até bem fresco e fácil de beber. Dá sim para ser servido em uma refeição, mas eu acho que em um happy hour, num final de dia quente, fica melhor.

Provei com alguns queijos e deu muito certo, principalmente com um parmesão. Vale o teste. É um vinho relativamente barato, mas não sei dizer ao certo o preço pois esse veio na minha seleção mensal da Winelands, o clube de vinhos que eu assino.

E aí, está animado para vinhos mais leves neste calor? Que tal provar mais brancos, rosés e espumantes? Eu acho que não vai se arrepender.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>