Lena di Mezzo Ripasso 2009

Esse eu trouxe na mala, da viagem que fiz à Itália agora em Setembro. Fui para Verona participar de um evento organizado pelo Consorzio de Valpolicella. Lá eles nos apresentaram vários vinhos e nos deram uma boa aula sobre a produção de Valpolicella, Ripasso e Amarone.

Gosto muito de Amarones, mas nessa viagem eu tive a oportunidade de provar vários Ripassos e gostei bastante. Ripassos são os vinhos feitos com as mesmas uvas do Amarone (esse que eu bebi tem Corvina, Corvinone e Rondinella), mas não são passificados como os Amarones. Eles só passam pelas barricas por onde passaram os Amarones e ficam em contato com as cascas por algumas horas ou dias, trazendo aromas mais complexos, adocicados e defumados.

O Lena di Mezzo é produzido pela Monte del Frá e me pareceu bem interessante. Na taça não é tão escuro e no nariz tem uma boa fruta misturada com um pouco de madeira. Na boca ele é mais interessante do que no nariz, pois logo que você bebe já sente um leve adocicado (que deve ser do contato com as cascas do Amarone), um corpo que não é tão pesadão e uma boa acidez. O que eu gostei desse vinho foi exatamente essa leveza e frescor, que fazem com que você queira beber sempre mais um gole.

Provei com uma boa pizza “siciliana” com e calabresa e bacon e foi muito bem, pois aguentou a força da pizza. Mais um ponto para o Ripasso, que dessa vez alegrou muito a minha sexta-feira.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>