Las Perdices Albariño 2011

A uva Albariño, que também é conhecida como Alvarinho, é típica da região dos Vinhos Verdes e também pode ser encontrada na fronteira da Espanha com Portugal. Em geral dá vinhos (brancos) leves, frescos, com aromas bem frutados e na maioria das vezes é um vinho fácil de beber.

Na região dos Vinhos Verdes é a uva mais comum e até uma das uvas-símbolo e não é nada comum encontrar alvarinho em outras regiões. Mas em minha última viagem à Argentina, em Fevereiro/2013, eu dei uma passada em uma loja chamada “Lo de Joaquim Alberdi”, que fica na Jorge Luis Borges 1772 (veja link no mapa aqui). Lá tem muita coisa legal para garimpar e esse foi um vinho que me chamou a atenção justamente por ser diferente.

las_perdices_albarino_2011No final descobri que é vendido aqui no Brasil já, mas tudo bem, o que importa é que eu provei um vinho legal, de uma uva tipicamente européia, feita na Argentina, mais especificamente em Lujan de Cuyo, Mendoza, pela vinícola Las Perdices.

E como eu ainda estou com a viagem à Portugal bem fresca na minha cabeça, quando visitei justamente a região dos Vinhos Verdes, eu pude comparar os vinhos. E o Las Perdices não fica atrás do que é feito por lá. Aromas bem suaves de frutas brancas, toques cítricos e florais compuseram um conjunto muito legal. Na boca é muito bom também, só faltou um pouco de acidez, deixando o vinho um pouco mais pesado do que eu esperava, mas nada que tenha comprometido. Aliás, ver a garrafa ir embora em 4 pessoas rapidamente é um bom sinal de qualidade, não é?

Se você também gosta de provar vinhos diferentes, esse pode ser uma boa escolha. E se tiver um Vinho Verde para comparar, melhor ainda.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>