Langhe Sauvignon Blanc La Spinetta – um vinho muito diferente e que não consigo esquecer

Eu estive numa degustação com o produtor desse vinho há algum tempo (quase 1 mês já). Fui, anotei tudo e depois, por conta do dia-a-dia corrido, acabei não conseguindo publicar nada (ainda), mas uma coisa interessante aconteceu: esse vinho em particular não sai da minha cabeça. Sempre lembro dele e fico tentando imaginar por que ele me marcou tanto. Infelizmente ainda não cheguei a nenhuma conclusão final, mas o que sei é que um dos fatores com certeza é por ele ser diferente de qualquer outro Sauvignon Blanc que eu já provei.

Pra começar, a história é legal: quando a La Spinetta comprou o vinhedo, lá na região de Piemonte, na Itália, a intenção era plantar uvas Moscato. Mas aí ele viu que tinha uma pequena parcela de Sauvignon Blanc e resolveu deixar lá para ver o que daria. E deu! Saiu um belo vinho, que resolveram engarrafar e comercializar (Sim, acho que baixou um santo neles).

O La Spinetta Langhe Sauvignon Blanc 2004, que está sendo comercializado em 2012 na Vinci (US$ 79,50) é um vinho bem estruturado, pois passou 18 meses em barricas novas de carvalho francês. Com isso – e com a idade que tem – ele ficou com uma cor dourada e bem brilhante. Outra característica interessante é que ele tem um toque floral misturado com um pouco de mel, que eu também não esperava, mas que dá um charme muito legal para o vinho.
Além disso tem alguns aromas minerais pra completar todo o conjunto diferente. Esses aromas ficam evidentes quando bebemos e sentimos o sabor dele.

É um vinho bem gastronômico, que com certeza vai bem com frutos do mar, por exemplo. Eu fiquei com vontade de beber ele de novo e beberia até sem comida, só apreciando o vinho.

É, o mundo do vinho, felizmente, tem dessas. Sempre vai aparecer algum vinho novo, diferente e inusitado para provar.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>