Lambrays Morey Saint Denis 1er Cru Les Loupes 2008

Lembro-me quando mudei para São Paulo e fui morar perto da loja da Grand Cru, nos Jardins. Passava em frente todos os dias e ficava namorando os vinhos e pensando e na verdade pensando em comprar algum de lá.

O tempo passou, eu estudei um pouco sobre o assunto e hoje tenho o prazer de ter vários amigos por lá. E de vez em quando tem algumas degustações que realmente valem a pena, como uma promovida só com os produtores de Borgonha do portfólio deles. Provei 10 grandes vinhos e alguns se destacaram, como o Lambrays Morey Saint Denis 1er Cru Les Loupes 2008. Esse vinho é realmente um grande exemplar de Côtes-de-Nuits. Obviamente é feito com Pinot Noir e é um vinho que esbanja elegância. Mais do que falar sobre as qualidades visuais, aromáticas e de sabores, é melhor pensar em como esse vinho pode ser bebido.

morey_St_Denis_2008Apesar de já ter alguns anos de vida, ele está jovem ainda. Li no site do produtor que ele deve ser consumido entre 2013 e 2018 (ou mais) e realmente acredito que seja um vinho que possa durar bastante tempo.

É daqueles que enganam a gente de cara, pois pensamos que pode ser potente (afinal de contas, estamos com um 1er  Cru da Borgonha), mas ainda assim dá para se surpreender. Ele vai mostrando a força aos poucos e depois de dar um gole é que você percebe todo o seu potencial.

Esse vinho acompanhando um belo Cassoulet deve ser algo espetacular. Essa combinação clássica foi a primeira que me veio quando provei o vinho e não saiu da minha cabeça.

Para quem curte um bom vinho da Borgonha, essa é sem dúvida uma boa pedida. O preço acompanha a qualidade (em torno de 550 reais na Importadora). Mas se você estiver disposto a gastar um pouco e beber outro vinho top do mesmo produtor, pode procurar o Clos de Lambrays Grand Cru 2008. Esse também está espetacular e custa “só” 790 reais.

E aí, encara a harmonização?

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>