Lamaione, o Merlot da Frescobaldi

Os vinhos da vinícola Frescobaldi não param de me surpreender. Estive em um evento realizado pela Ravin, a importadora deles aqui no Brasil e pude provar alguns que eu conhecia mas fazia tempo que não bebia e também de degustar alguns novos, como o Lamaione IGT 2007, um vinho feito 100% com Merlot lá na Toscana.

lamaione_2007Fui para o evento para provar os vinhos mas não sabia ao certo o que seria servido. Estava lá, acompanhando o discurso do Stefano Begnini, membro da família, falando sobre os vinhos, quando de repente provei esse e foi como levar uma porrada na cara. O Lamaione é espantosamente potente e complexo. É daqueles que não dá para passar despercebido.

Frutas vermelhas e negras em compota, chocolate e tabaco em quantidades abundantes de aromas foi o que eu encontrei. Na boca, muita força, mas ao mesmo tempo uma elegância interessante que vinha principalmente da acidez dele.

Resultado: de todos os vinhos que eu provei no dia (e olha que tinha coisa muito boa lá), esse foi o meu preferido, sem dúvida. Não é barato (custa R$ 428 na importadora), mas sem dúvida é um grande vinho. Segundo o Stefano, dá para envelhecer por um bom tempo. Eu até concordo com ele, mas achei muito legal provar com toda essa potência da juventude. Aí cada um faz de acordo com o seu gosto.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>