Greywacke Pinot Noir 2009

Frequentemente falo de tipos de vinhos ou uvas que eu provo menos do que eu gostaria ou deveria. Mas dentre elas, sem dúvida uma das que mais me faz falta é a Pinot Noir, e simplesmente pelo prazer que ela traz.

Não é à toa que é tão cultuada pelos enófilos do mundo inteiro. Quando bem trabalhada, essa uva dá vinhos excelentes, aromáticos, complexos e deliciosos.

Os mais conhecidos são sem dúvida os da França, mas a Nova Zelândia vem se destacando cada vez mais na produção de Pinot Noir (e de Sauvignon Blanc também).

Eu já estava namorando esse vinho há algum tempo e finalmente consegui provar. E comprovei: o Greywacke Pinot Noir 2009 é muito bom!

Greywacke é o nome de uma pedra comum principalmente em alguns vinhedos na Nova Zelândia. E Kevin Judd, enólogo experiente e um dos fundadores da Cloudy Bay (vinícola muito grande da Nova Zelândia) aproveitou-se desse nome para os seus vinhos. Aliás, Kevin Judd, além de ótimo enólogo, é também um grande fotógrafo e por muitos anos suas fotos apareceram em grandes revistas de vinhos.

Deixando um pouco a história de lado e falando sobre o vinho, o Greywacke Pinot Noir tem aquela cor clarinha que até engana a gente, pensando que vai ser um vinho “levinho”. No nariz ele tem aqueles aromas clássicos de frutas vermelhas, cereja, ameixa e um toque de defumado, bem delicados. Na boca ele mostra sua força: tem um bom corpo e uma excelente acidez.

Enquanto escrevo, estou bebendo o vinho e a cada gole, quero mais dele. É macio, redondo e com um final muito prazeroso, sem amargor.

Sei que as harmonizações com Pinot Noir são clássicas e realmente fazem muito sentido, mas eu queria mesmo é beber esse vinho sem acompanhamento, só apreciando cada gole. Vale a pena.

O Greywacke é importado pela Casa Flora no Brasil. Para saber mais sobre o produtor, acesse o site da Greywacke aqui.

Um abraço

Daniel Perches

 

 

You Might Also Like

Um comentário

  1. 1

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>