Grande Follies 2008 – o vinho que aguentou o queijo serra da estrela

Você já provou um queijo da Serra da Estrela, lá de Portugal? Se você gosta de queijos e ainda não provou, é algo que deve fazer.

É um queijo cremoso feito com leite de ovelhas que tem a casca levemente dura e, em geral, o interior cremoso. Você corta a tampa e pode comer a parte de dentro com colher. É forte, pesado, mas delicioso.

Dizem que o acompanhamento “oficial” do queijo Serra da Estrela é o Vinho do Porto. Pode ser e vai muito bem mesmo, mas eu acho que alguns tintos, desde que bem encorpados, acompanham e seguram o tranco.

gran_follies_2008Foi pensando assim que eu resolvi testar o queijo que eu tinha em casa com o Grande Follies 2004, um tinto de respeito feito pela Quinta da Aveleda, com a uva Touriga Nacional.

Esse vinho é uma porrada. Como eu sempre digo, quando vem em garrafona pesada, já é bom ficar esperto, porque vem vinho bom por aí.

Muita fruta no nariz e na boca tudo o que se espera e o que sempre falamos aqui: tostado, chocolate, fruta, mentolado e se você for com calma, encontra mais coisa ainda.

E foi tudo isso o que segurou a harmonização com o queijo, porque ele é muito concentrado e pesado também. Uma combinação para os fortes, eu diria.

Se você não é muito fã de Vinho do Porto, busque algo como o Grande Follies para acompanhar o seu queijo Serra da Estrela. E seja feliz!

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

2 Comentários

  1. 1
  2. 2

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>